

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 31 a 33.
A Cia. Solaris é uma empresa comercial que atua na compra e revenda de materiais esportivos. Sendo assim, ela é contribuinte do ICMS, mas não do IPI. No mês de março/2025, ocorreram os seguintes fatos;
• No início do mês havia 80 unidades estocadas do tênis de corrida "Velocity Pro", registradas ao custo total de R$ 25.600,00;
• Em 12/03, adquiriu um lote de 150 unidades do referido modelo. A nota fiscal evidenciava valor total de R$ 72.000,00 cuja composição era a seguinte: Valor das Mercadorias R$ 65.000,00, ICMS R$ 12.000,00 e IPI R$ 7.000,00 (não houve incidência de PIS/COFINS na operação);
• Em 25/03, a empresa efetuou uma venda grande de 120 unidades por R$ 100.000,00, recebendo 50% à vista e a outra metade para recebimento em 60 dias. Na operação, incidem ICMS à alíquota interna de 18%, além de PIS/COFINS de 1,65% e 7,6%, respectivamente.
Considerando que o saldo inicial da conta de ICMS a Recuperar/Recolher em 01/03/2025 era igual a zero e com base exclusivamente nas operações mencionadas, é CORRETO afirmar que, ao final do mês, a Cia. Solaris apresentará em seu balanço patrimonial um saldo líquido de ICMS:
a recolher, no valor de R$ 18.000,00.
a recuperar, no valor de R$ 12.000,00.
a recolher, no valor de R$ 3.000,00.
a recolher, no valor de R$ 6.000,00.
a recuperar, no valor de R$ 6.000,00.