

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando que uma determinada empresa adquiriu uma máquina por R$ 275.000,00 e que incorreu em custos de frete até a empresa de R$ 2.000,00, custo para instalação da máquina de R$ 15.000,00 e fez estimativa para desmontagem e remoção da máquina de R$ 3.000,00. A vida útil da máquina é de 15 anos.
Com base nas informações, marque a alternativa que mostra o valor que a máquina deve ser registrada no imobilizado da empresa.
R$ 292.000,00
R$ 293.000,00
R$ 290.000,00
R$ 275.000,00
R$ 295.000,00
A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu um aparelho para a realização de tomografias computadorizadas que será instalado no Ambulatório Geral do Município. No entanto, para permitir a instalação do aparelho para o seu adequado funcionamento, a secretaria incorreu em alguns custos para a preparação do local onde o aparelho seria instalado. Sobre esses custos, é correto afirmar que:
Esses gastos integrarão o custo de aquisição do ativo imobilizado.
Esses gastos somente integram o custo do imobilizado no caso de bens imóveis.
Esses gastos não são exemplos de custos diretamente atribuíveis.
Esses gastos são exemplos de gastos que não fazem parte do custo de ativo imobilizado.
Esses gastos integrarão o custo de aquisição do ativo intangível.
Com base nos dados informados, e no CPC 27 — Ativo Imobilizado, é correto afirmar que o custo da máquina no reconhecimento inicial foi de
R$ 366.000.
R$ 371.000.
R$ 373.000.
R$ 353.000.
R$ 336.000.
Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 27, “o custo de um item de ativo imobilizado é equivalente ao preço _____ na data do reconhecimento”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
à vista
a prazo
diferido
estimado
imposto
Sobre ativo imobilizado, analise as afirmações a seguir e coloque V nas que forem Verdadeiras e F nas que forem Falsas:
( ) Representa um agrupamento de ativos de natureza ou função similares nas operações da entidade, que é evidenciado como um único item para fins de divulgação nas demonstrações contábeis.
( ) É o item tangível, que é mantido para o uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou para fins administrativos, inclusive os decorrentes de operações, mesmo que não transfiram para a entidade os benefícios, riscos e controle desses bens, cuja utilização se dará por um único período.
( ) A entidade deverá aplicar o princípio geral de reconhecimento para todos os ativos imobilizados no momento em que os custos são incorridos, incluindo os custos iniciais e os subsequentes.
( ) O custo de um item do imobilizado deve ser reconhecido como ativo, sempre que for provável que benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços associados ao item fluirão para a entidade e se o custo ou valor justo do item puder ser mensurado com segurança.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
V, V, F, V
F, F, V, V
V, F, V, V
V, V, V, F
V, V, V, V
Em 01/11/2024, uma sociedade empresária adquiriu móveis planejados para o seu escritório por R$ 30.000 à vista. A vida útil foi estimada em dez anos. Na data, a sociedade empresária estimou os seguintes gastos que serão necessários quando substituir estes móveis recém-adquiridos, no final da sua vida útil:
• Desmontagem: R$1.000
• Remoção: R$3.000
• Restauração do local em que estavam localizados: R$5.000
• Compra de móveis similares para substituição: R$35.000
O passivo reconhecido pela entidade na data é
zero.
R$ 1.000.
R$ 4.000.
R$ 9.000.
R$ 44.000.
Em relação às contas do ativo de uma fábrica de material de limpeza, é correto afirmar que
as ações adquiridas de outras entidades em caráter permanente devem ser contabilizadas como Ativo Realizável a Longo Prazo.
um imóvel destinado à valorização deve ser contabilizado como Ativo Imobilizado.
uma obra de arte que fica na sala do diretor deve ser contabilizada como Ativo Intangível.
uma aplicação no mercado financeiro com vencimento em nove meses deve ser contabilizada como Ativo Circulante.
o capital intelectual deve ser contabilizado como Ativo não Circulante.
Em 31/12/2022, uma fábrica apresentava os seguintes ativos imobilizados em seu balanço patrimonial, apresentados pelo preço de compra inicial e depreciação acumulada:
Terreno | 100.000 |
Máquinas | 50.000 |
Depreciação Acumulada | (12.000) |
Total do Ativo Imobilizado | 138.000 |
Em 01/01/2023, o proprietário da fábrica decidiu que encerraria os seus negócios em 01/03/2027, de modo que usaria os ativos até esta data e, depois os venderia por metade do preço de compra.
Assinale a opção que indica a depreciação acumulada do ativo imobilizado em 31/12/2023:
R$15.120
R$16.120.
R$18.000.
R$19.000.
R$21.120.
De acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicáveis ao setor público, para fins de reconhecimento no balanço patrimonial, são diretamente atribuíveis ao custo dos ativos imobilizados:
despesas administrativas.
custos de instalação e montagem.
gastos de abertura de nova instalação.
gastos incorridos na introdução de novo produto ou serviço.
Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil, ou seja, o registro da redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência. A entidade seleciona o método que melhor reflita o padrão do consumo dos benefícios econômicos futuros esperados, incorporados no ativo. Acerca dos métodos utilizados é correto afirmar:
A depreciação pelo método linear resulta em despesa constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual não se altere.
O método de unidades produzidas resulta em despesa decrescente durante a vida útil.
O método dos saldos decrescentes resulta em despesa baseada no uso ou produção esperados.
A depreciação pelo método de ganhos e perdas resulta em despesa constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual se altere.
De acordo com o inciso IV, do artigo 179, da Lei nº 6.404/1976, o Ativo Imobilizado, que integra o Ativo Não Circulante, é formado:
Apenas por bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, os riscos e o controle desses bens.
Apenas por bens intangíveis e direitos da entidade utilizados em suas atividades.
Por bens e direitos de longo prazo da entidade, utilizados no desenvolvimento de suas atividades.
Somente por bens e direitos de longo prazo depreciáveis, utilizados no desenvolvimento das atividades da entidade.
Uma relação de 0,6 entre imobilizações e capitais próprios significa que
a empresa está imobilizando mais da metade de seus recursos.
40% dos recursos de terceiros estão sendo aplicados em imobilizações.
60% do patrimônio líquido está financiando o imobilizado.
a proporção de imobilizações é muito elevada, comprometendo o capital de giro.
Considerando o tratamento contábil para o ativo imobilizado das entidades do setor público, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam analisar informações acerca desde item do ativo não circulante, analise as afirmativas a seguir.
I. As obras em andamento, ainda não concluídas, que não podem ser retiradas sem destruição ou danos, são uma classe dos bens imóveis.
II. Itens como peças de reposição, equipamentos sobressalentes e equipamentos de manutenção devem ser reconhecidos como ativo imobilizado, quando estiverem em conformidade com a definição de ativo imobilizado; caso não atendam a definição, devem ser classificados como estoques.
III. No caso de transferências de ativos, o valor a atribuir deve ser o valor contábil líquido constante dos registros da entidade de origem. Quando o ativo imobilizado tem vida útil econômica limitada e o ente público realizou a depreciação, apure-se o valor líquido do bem, fazendo o lançamento contábil debitando as contas de depreciação acumulada e de redução ao valor recuperável de imobilizado e creditando a conta de bens móveis.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
A baixa de um bem significa sua retirada do ativo imobilizado, o que deve ocorrer em caso de aquisição de bens similares.
Certo
Errado
Uma joalheria apresenta, em seu Balanço Patrimonial, três imóveis. O primeiro, onde são realizadas as vendas da loja, é avaliado por R$900.000. O segundo, avaliado por R$700.000, é alugado a terceiros. Já o terceiro, que funciona como escritório e onde acontecem as atividades administrativas, é avaliado por R$500.000.
Considerando apenas esses fatos, assinale a opção que indica o saldo do ativo imobilizado da joalheria.
R$500.000.
R$900.000.
R$1.400.000.
R$2.100.000.
O custo de um item do ativo imobilizado compreende:
I. Seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos.
II. Quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessários para ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração.
III. A estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local em que este está localizado.
Quais estão INCORRETAS?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
A classificação em bens em operação e imobilizado em andamento, apesar de não prevista na legislação societária, é usualmente utilizada para segregar os itens que compõem o ativo imobilizado.
Certo
Errado
Leia o excerto abaixo:
“É o item tangível que é mantido para o uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou para fins administrativos, inclusive os decorrentes de operações que transfiram para a entidade os benefícios, riscos e controle desses bens, cuja utilização se dará por mais de um período (exercício)”.
O trecho acima diz respeito ao:
Ativo imobilizado.
Passivo imobilizado.
Ativo bruto.
Ativo não circulante intangível.
Passivo circulante intangível.
Com base nas informações fornecidas, é correto afirmar que o Grau de Imobilização do Patrimônio Líquido da Cia. Hockenheim em 31/12/2022 é de, aproximadamente:
150,12%.
154,65%
175,15%.
163,22%.
148,98%.
Um pesquisador decidiu se tornar empreendedor e abrir sua própria empresa. No processo, esse tomou as seguintes decisões a partir de 05/01/202X:
Abriu uma conta Pessoa Jurídica e depositou R$ 1.000 em um banco digital em 05/01/202X.
Adquiriu a vista uma instalação no valor de R$ 700 em 10/01/202X.
Em 15/01/202X, adquiriu Móveis e Utensílios no valor de R$ 150 para pagamento a prazo em seis parcelas iguais mediante emissão de Nota Promissória.
Em 20/01/202X, contratou um empréstimo de R$ 300, com juros de 10% a. a. sendo os pagamentos efetuados apenas no início de cada ano subsequente.
Considerando essas informações e que não houve mais movimentações, assinale a alternativa que aponta, respectivamente, o valor do Caixa da empresa e de seu Ativo Total no final de 202X.
R$ 500 e R$ 1.500.
R$ 400 e R$ 1.450.
R$ 600 e R$ 1.450.
R$ 300 e R$ 1.350.
R$ 650 e R$ 1.400.