

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com relação às Demonstrações Financeiras, de acordo com a Lei nº 6.404/76 e modificações, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.
( ) Nas demonstrações, não poderá haver agrupamento de contas semelhantes.
( ) As demonstrações financeiras registrarão a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração, e o valor será considerado definitivo.
( ) As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessárias para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício.
As afirmativas são, respectivamente,
V – V – F – F.
V – F – F – V.
F – V – F – V.
V – F – V – F.
A demonstração do valor adicionado é obrigatória apenas para as companhias abertas, e a demonstração dos fluxos de caixa é dispensada para as companhias fechadas com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a 2 milhões de reais.
Certo
Errado
E3NMCE241-00_02
De acordo com a NBC TG 26 (R5) – Apresentação das Demonstrações Contábeis, a administração deve fazer avaliações quando elabora as suas demonstrações contábeis, verificando se estas devem ser elaboradas de acordo com o pressuposto da continuidade.
Assinale a opção que indica uma situação em que o pressuposto da continuidade não é adequado.
O país enfrenta um período de recessão.
A entidade apresenta prejuízo acumulado.
A entidade apresenta prejuízo no exercício atual.
A administração tem a intenção de cessar seus negócios.
Não existe previsão de crescimento nos resultados.
O demonstrativo contábil obrigatório somente para as companhias de capital aberto é a demonstração:
das origens e da aplicação dos recursos
dos lucros ou prejuízos acumulados
do valor adicionado
dos fluxos de caixa
Uma sociedade empresária apresenta a seus usuários externos as informações sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis específicas selecionadas e aplicadas para negócios e eventos significativos.
Conforme a Lei nº 6.404/76, essa informação deve ser incluída
nas Notas Explicativas.
no Relatório do Auditor.
no Relatório da Administração.
na Carta de Responsabilidade da Administração.
De acordo com a NBC TG 09– Demonstração do Valor Adicionado, a Demonstração do Valor Adicionado deve proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis as informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período, na primeira parte, e, em seguida, a forma como tais riquezas foram distribuídas.
Assinale a opção que indica, respectivamente, uma conta apresentada na Demonstração do Valor Adicionado, e em qual parte é a sua evidenciação.
Despesas financeiras: primeira parte.
Perda e recuperação de valores ativos: primeira parte.
Depreciação, amortização e exaustão: segunda parte.
Materiais, energia, serviços de terceiros: segunda parte.
Impostos, taxas e contribuições que são ônus do empregador: primeira parte.
Em relação às demonstrações contábeis, considere as seguintes afirmativas:
I. A demonstração do valor adicionado, de acordo com a Lei nº 6.404/76, é de apresentação obrigatória para todas as sociedades anônimas.
II. No balanço patrimonial, está evidenciado o capital de terceiros de uma entidade.
III. Na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, devem ser evidenciadas as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício.
IV. A apresentação do balanço social é obrigatória apenas para as companhias fechadas.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
As companhias fechadas deverão optar por observar as normas sobre demonstrações financeiras expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários para as companhias abertas.
Certo
Errado
No que concerne ao conjunto de demonstrações contábeis obrigatórias, previstas na Lei n. 6.404/76 e CPC 26, é CORRETO afirmar:
As Notas Explicativas possuem como principal característica a complementação das informações contidas nas demonstrações contábeis, em razão disto são dispensáveis para as microempresas e os microempreendedores individuais.
As demonstrações contábeis, por terem o objetivo de fornecer informações úteis para a tomada de decisão econômica pelos agentes econômicos, devem conter informações relevantes, completas, neutras e livres de erros.
É dispensável a publicação da demonstração das mutações no patrimônio líquido pelas organizações empresariais que estiverem obrigadas à apresentação da demonstração do fluxo de caixa.
É dispensável a publicação, em relatório próprio, da demonstração dos resultados abrangentes quando ela é apresentada dentro da demonstração de mutações do patrimônio líquido.
Conforme o que estabelece a NBC TG 1001, o conjunto completo de demonstrações contábeis de uma entidade de pequeno porte não compreende:
Balanço patrimonial.
Balancete de verificação.
Demonstração do resultado do exercício.
Demonstração dos fluxos de caixa.
Notas explicativas, compreendendo o resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias.
De acordo a CVM, a elaboração da demonstração da mutação do patrimônio líquido é facultativa para as demonstrações contábeis consolidadas.
Certo
Errado
Uma sociedade anônima de capital aberto com títulos transacionados no Brasil está obrigada a elaborar suas demonstrações financeiras em concordância somente com as normas emanadas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, independentemente do setor de atuação.
Certo
Errado
As sociedades por ações, de capital aberto, deverão, com base na escrituração mercantil, elaborar no final do exercício social as suas demonstrações contábeis que têm de exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia. Com base no que está determinado em dispositivo legal, além do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício, também devem ser elaboradas as seguintes demonstrações:
dos lucros ou prejuízos acumulados, dos fluxos de caixa e do valor adicionado
dos fluxos de caixa, do valor adicionado e das mutações do patrimônio líquido
das origens e aplicação de recursos, dos lucros ou prejuízos acumulados e do valor adicionado
dos fluxos de caixa, das mutações do patrimônio líquido e das origens e aplicações de recursos
A Lei 6.404/76, também conhecida como Lei das Sociedades Anônimas, destaca, em seu art. 176, que ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício. Assinale a opção que não apresenta uma demonstração financeira obrigatória, segundo a referida Lei 6404/76.
Balanço Patrimonial.
Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados.
Demonstração de fluxo de caixa.
Relatório de administração.
“Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício”.
(Lei nº. 6.404, de 15 de dezembro de 1976).
Considerando o disposto na Lei nº. 6.404/76, em relação às demonstrações financeiras, assinale a afirmativa correta.
Dentre as demonstrações financeiras que devem ser elaboradas, incluem-se o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados.
As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores previstos das demonstrações do exercício posterior.
Em caso de companhia fechada, além dos demais demonstrativos, é obrigatória a elaboração e divulgação da demonstração do valor adicionado.
Nas demonstrações, as contas semelhantes não poderão ser agrupadas, assim como os pequenos saldos não poderão ser agregados, independentemente de sua natureza.
As demonstrações financeiras não deverão registrar a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração, sendo para tal, necessária apenas a aprovação pela assembleia-geral.
Abaixo, apresentam-se as principais demonstrações financeiras, EXCETO:
Demonstração do resultado do exercício.
Balanço patrimonial.
Demonstração do lucro retido.
Demonstração de fluxo de caixa.
Participação nos lucros e resultados.
As demonstrações contábeis intermediárias devem incluir, pelo menos, os seguintes componentes:
I. Balanço patrimonial condensado.
II. Demonstração condensada do resultado e do resultado abrangente.
III. Demonstração condensada das mutações do patrimônio líquido e do fluxo de caixa.
IV. Notas explicativas condensadas.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, é determinada a elaboração das demonstrações financeiras ao fim de cada exercício social. Assinale alternativa que apresenta as demonstrações financeiras exigidas por lei.
Balanço Patrimonial, Demonstração dos Lucros, Demonstração do Resultado, e Livro Diário.
Livro Diário, Livro Razão e Balancete de Verificação em quatro colunas.
Balanço Patrimonial, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração do Resultado e Demonstração dos Fluxos de Caixa.
Livro Diário, Livro Razão ou Razonetes e Balancete de Verificação em duas colunas.
Balanço Patrimonial, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido e Livro Diário.
De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as Demonstrações Contábeis, de elaboração e publicação obrigatórias, pelas companhias de capital aberto, no encerramento dos exercícios sociais, são:
Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, complementadas por Notas Explicativas e outros quadros analíticos.
Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, complementadas por Notas Explicativas.
Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos.
Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa, complementadas por Notas Explicativas.
Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, complementadas por Notas Explicativas e por outros quadros analíticos.