Questões de Concurso sobre Despesas Antecipadas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
130 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com o intuito de aumentar o seu faturamento, uma sociedade empresária planeja enviar cinco funcionários a uma feira de negócios. Com esse objetivo, ela comprou, em janeiro de 2025, as passagens aéreas, por R$ 25.000,00. A viagem para a feira aconteceu em fevereiro do mesmo ano. A empresa estima que como resultado direto da participação na feira, irá obter um aumento de 30% e 40% sobre o seu faturamento nos meses de março e abril, respectivamente.


Considerando que a empresa elabora as suas demonstrações contábeis de acordo com o Regime de Competência, a despesa com a compra das passagens aéreas foi reconhecida no(s) mês(meses) de


A

janeiro.


B

fevereiro.


C

março.


D

abril.


E

março e abril.

Durante exame das contas anuais do Prefeito, o Tribunal de Contas identificou execução de despesas sem prévio empenho, apesar de haver dotação suficiente. A Procuradoria Municipal foi consultada sobre o impacto desse procedimento na responsabilização do ordenador de despesas e na eventual rejeição das contas, considerando o sistema constitucional de controle e a natureza das irregularidades de natureza formal e material, assinale a alternativa correta.


A

A execução sem prévio empenho compromete o controle orçamentário e pode ensejar rejeição das contas por irregularidade grave.


B

A existência de dotação suficiente sana automaticamente a ausência de empenho formal.


C

A falta de empenho constitui mera falha administrativa sem repercussão no controle externo.


D

O empenho pode ser substituído por certidão de disponibilidade financeira emitida pelo setor contábil.

Em relação ao tratamento contábil das despesas antecipadas, analise as assertivas a seguir:


I. Tais aplicações de recursos devem ser reconhecidas como uma despesa na data do pagamento ou da criação da obrigação de pagar e transferidas para o resultado apenas no período a que efetivamente pertencerem, respeitando o regime de caixa.

II. São exemplos de despesas antecipadas: prêmios de seguro pagos antecipadamente, aluguéis pagos relativos a períodos de utilização posteriores, bilhetes de passagem adquiridos e não utilizados, comissões comerciais pagas relativas a benefícios ainda não usufruídos, assinaturas anuais de publicações técnicas, IPVA e IPTU, dentre outros.

III. Normalmente, os itens dessa natureza referem-se a despesas que beneficiarão o período subsequente à data de encerramento das Demonstrações Contábeis e, portanto, devem ser classificados no ativo circulante, mas se excederem ao período subsequente, serão classificados no realizável a longo prazo.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e II.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Dentre as alternativas abaixo uma representa conta retificadora de ativo. Assinale-a.


A

Provisão para CSLL.


B

Despesas Antecipadas.


C

Ajuste a Valor Presente de Mercadorias.


D

Adiantamento de Clientes.


E

Dividendos Antecipados.

Uma empresa apresentou as seguintes movimentações financeiras, com prazo de recebimento e pagamento a curto prazo:


Adiantamentos recebidos de clientes

Aluguéis pagos antecipadamente

Ajuste de avaliação patrimonial

Ações em tesouraria


Com base nas informações acima, marque a alternativa correta que identifique em quais grupos patrimoniais esses itens devem ser corretamente classificados.


A

Adiantamentos recebidos de clientes: Ativo Circulante;

Aluguéis pagos antecipadamente: Ativo Circulante;

Ajuste de avaliação patrimonial: Passivo Não Circulante;

Ações em tesouraria: Patrimônio Líquido.


B

Adiantamentos recebidos de clientes: Passivo Circulante;

Aluguéis pagos antecipadamente: Ativo Circulante;

Ajuste de avaliação patrimonial: Patrimônio Líquido;

Ações em tesouraria: Patrimônio Líquido.


C

Adiantamentos recebidos de clientes: Passivo Não Circulante;

Aluguéis pagos antecipadamente: Passivo Circulante;

Ajuste de avaliação patrimonial: Ativo Circulante;

Ações em tesouraria: Patrimônio Líquido.


D

Adiantamentos recebidos de clientes: Passivo Circulante;

Aluguéis pagos antecipadamente:

Passivo Circulante;

Ajuste de avaliação patrimonial: Ativo Não Circulante;

Ações em tesouraria: Ativo Circulante.

Conta que normalmente apresenta saldo devedor é


A

Encargos a Vencer sobre Títulos Descontados.


B

Deságio sobre Investimentos.


C

Amortização de Despesas de Instalação.


D

Adiantamento de Clientes.


E

Bancos – C/Empréstimos.

A Prefeitura da cidade de Marabá/PA, ao revisar suas finanças, identificou, no final do ano de 2024, as seguintes situações:


1. Uma empresa de consultoria prestou serviços à prefeitura em 2023, mas a nota fiscal foi apresentada apenas em 2024;

2. A Secretaria de Saúde do município empenhou recursos no ano de 2023 para compra de equipamentos médicos. No entanto, a inscrição desse empenho como restos a pagar foi cancelado no final desse mesmo ano. Em 2024, o fornecedor entregou os equipamentos e recebeu os valores correspondentes.


Considerando as situações descritas, a alternativa que indica despesas de exercícios anteriores é:


A

A despesa referente à compra dos equipamentos deve ser reconhecida em 2023, mesmo que o empenho tenha sido cancelado.


B

A despesa com consultoria deve ser reconhecida em 2023, pois o serviço foi prestado naquele ano, independentemente da apresentação da nota fiscal.


C

A despesa com os equipamentos médicos não pode ser reconhecida em 2024, pois o empenho foi cancelado em 2023.


D

A despesa com a consultoria deve ser reconhecida em 2024, pois a nota fiscal foi apresentada apenas nesse ano.


E

Ambas as despesas (equipamentos médicos e consultoria) devem ser reconhecidas em 2024, pois são consideradas despesas de exercícios anteriores.

Uma grande indústria do ramo de calçados adquire uma máquina de cortar couro importada, pagando o preço convertido de R$ 100.000,00. Desembolsou, ainda, os seguintes gastos relacionados à aquisição do ativo:


Frete Internacional ........................................................... R$ 8.000,00

Despesas Administrativas ................................................. R$ 2.500,00

Adaptação da rede elétrica .............................................. R$ 6.500,00

Curso de formação para funcionários .............................. R$ 3.800,00

Seguro de Viagem ............................................................. R$ 4.500,00

Imposto de Importação .................................................. R$ 20.000,00


Com base nos dados, o valor a ser classificado como desembolso de atividades de investimento na Demonstração dos Fluxos de Caixa é de:


A

R$ 134.500,00.


B

R$ 138.300,00.


C

R$ 139.000,00.


D

R$ 142.800,00.


E

R$ 145.300,00.

Impactam negativamente o fluxo de caixa das atividades operacionais os pagamentos efetuados relativos a contratos disponíveis para venda futura.


C

Certo


E

Errado

Despesas pagas antecipadamente e que beneficiem vários exercícios futuros devem ser mensuradas pelo seu valor presente, ajustado pelo decurso do prazo.


C

Certo


E

Errado

De acordo com o sistema de racionalização e ordenamento financeiro, as despesas pré-operacionais são pagas antes do início de um processo produtivo ou funcionamento de um comércio. Analise quais dos itens abaixo entre e verdadeiros (V) ou falsos (F) que correspondem exemplos de despesas pré-operacionais.


(__)Estoque inicial.

(__)Licenças e permissões.

(__)Custos com equipamentos.

(__)Aluguel predial e reformas.

A seguir assinale a alternativa com a ordem CORRETA de cima para baixo:


A

F, V, V, V.


B

F, F, V, V.


C

V, V, F, F.


D

F, V, V, F.


E

V, V, V, V.

Em 01/09/2024, um escritório de contabilidade contratou um técnico para limpar todos os seus aparelhos de ar condicionado. Os honorários do técnico foram de R$3.500 e o material utilizado, de R$500. O sócio do escritório aproveitou a visita do técnico e comprou um novo aparelho de ar condicionado para a sua sala, que deverá ser utilizado por 5 anos, a partir de 01/09/2024. Os valores gastos com a compra deste ativo e a sua instalação foram, respectivamente, de R$4.000 e R$2.000.


Assinale a opção que indica o valor contabilizado como despesas na Demonstração do Resultado do Exercício de setembro do escritório, considerando que os ativos imobilizados são depreciados de acordo com o método da linha reta.


A

R$3.500.


B

R$4.000.


C

R$4.100.


D

R$6.000.


E

R$6.067.

O grau de imobilização do patrimônio líquido ao final de 2023 era de 210%.


C

Certo


E

Errado

Ano: 2024
Prova: FGV - CFC - Contador 1º Exame de Suficiência. - 2024

Em janeiro de 2024, Camila estava planejando viajar a Paris, em junho. Em janeiro, Camila pagou antecipadamente os passeios e a hospedagem, que custaram R$2.000 e R$4.000, respectivamente. Os valores não eram reembolsáveis.

Em maio de 2024, Camila tentou comprar a sua passagem, que estava custando R$20.000. O valor era muito mais caro do que o esperado por ela. Deste modo, Camila desistiu de viajar.


Assinale a opção que indica o valor classificado como “custo perdido”, na situação.


A

Zero.


B

R$6.000.


C

R$20.000.


D

R$26.000.

Sobre “Restos a Pagar”, analise as afirmativas a seguir.


I. São Restos a Pagar não processados todas as despesas não empenhadas no exercício atual.

II. A continuidade dos estágios de execução das despesas inscritas em Restos a Pagar, ocorrerá no exercício financeiro atual (vigente) e deverão ser controlados em contas de natureza de informação orçamentária específicas.

III. Ao final de cada exercício financeiro, as despesas orçamentárias não empenhadas e não pagas deverão ser inscritas em Despesas de Exercícios Anteriores.

IV. A inscrição em Restos a Pagar deve observar as disponibilidades financeiras e as condições da legislação pertinente, de modo a prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas.


Está correto o que se afirma apenas em


A

II.


B

III.


C

IV.


D

I e II.


E

III e IV.

Uma sociedade empresária adquiriu, em 01/12/2023, um aparelho de ar condicionado para o escritório por R$6.000. A sociedade empresária estimava utilizar o ar condicionado durante três anos. A instalação do ar condicionado custou R$1.500.


Além disso, a sociedade empresária adquiriu, na mesma data, a garantia estendida, vigente até o final da vida útil estimada, por R$720. Ainda, pagou R$2.100, pelo direito de ter um serviço pontual de manutenção preventiva do ativo, prevista para ser realizada, anualmente, em 28 de julho dos anos de 2024, 2025 e 2026, e comprou peças sobressalentes para futuros reparos por R$1.200.


Assinale a opção que indica o montante classificado como Despesas Antecipadas no Ativo Realizável a Longo Prazo, no Balanço Patrimonial da sociedade empresária em 31/12/2023:


A

R$460,00.


B

R$1.860,00.


C

R$1.880,00.


D

R$2.260,00.


E

R$2.280,00.

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de fluxos de caixa advindos das atividades de investimento.


A

Recebimentos de caixa resultantes da venda de ativos de curto prazo.


B

Adiantamentos em caixa e empréstimos feitos a terceiros.


C

Pagamentos pela amortização de empréstimos concedidos por terceiros.


D

Pagamentos em caixa a investidores para adquirir ou resgatar ações da entidade.

Uma autarquia federal executou uma despesa de R$100.000,00 com a contratação de serviços de consultoria em dezembro. A despesa foi empenhada e liquidada, mas o pagamento foi realizado apenas em janeiro do exercício seguinte. Marque a resposta correta sobre como deve ser tratado, contabilmente, o pagamento efetuado no exercício seguinte:


A

O pagamento deve ser transferido para a Receita Corrente do exercício seguinte.


B

O pagamento deve ser registrado como uma Despesa do exercício seguinte, com ajuste no Passivo Circulante.


C

O pagamento deve ser registrado como Despesa Extraorçamentária no exercício corrente.


D

O pagamento deve ser registrado como uma Despesa do exercício corrente e incluído no saldo de empenho liquidado.


E

O pagamento deve ser ajustado como um adiantamento no Passivo Circulante.

Em 31/12/2008, uma sociedade empresária apresentava o saldo de R$100.000 em seu ativo diferido. Os contadores verificaram que, destes, R$80.000 poderiam ser alocados a outro grupo de contas, enquanto R$20.000, não poderiam, pela sua natureza.


Assinale a opção que indica o procedimento contábil em relação ao saldo de R$20.000, de acordo com a Lei 6.404/76 e suas modificações.


A

Manutenção em ativo diferido.


B

Transferência para ajuste de avaliação patrimonial.


C

Transferência para ajustes de exercícios anteriores.


D

Lançamento como despesa de operações descontinuadas.


E

Alocação proporcional, com base na alocação do restante do ativo.

Ano: 2024
Prova: FGV - CFC - Bacharelado em Ciências Contábeis - 2024

Em 31/12/2023, uma loja de cosméticos apresentava os seguintes saldos em seu Balanço Patrimonial:


Disponibilidades:.....................................................................R$ 55.000;

Estoques:................................................................................R$ 30.000;

Clientes:..................................................................................R$ 20.000;

Equipamentos de Informática:................................................R$ 45.000;

Salários a pagar: ....................................................................R$ 15.000;

Empréstimos: .........................................................................R$ 35.000;

Capital Social: ......................................................................R$ 120.000;

Prejuízos Acumulados: ...........................................................R$ 20.000.


No primeiro trimestre de 2024, aconteceram os seguintes fatos:


• Venda, à vista, de todo o estoque por R$ 80.000;

• Recebimento do saldo dos clientes;

• Venda, à vista, dos equipamentos de informática por R$ 60.000;

• Pagamento dos salários do ano anterior;

• Pagamento do empréstimo bancário contraído;

• Reconhecimento e pagamento de despesas gerais por R$ 100.000.


Em relação ao primeiro trimestre de 2024, é correto afirmar que a atividade operacional


A

gerou fluxo líquido de caixa no montante de R$ 10.000.


B

gerou fluxo líquido de caixa no montante de R$ 45.000.


C

consumiu fluxo líquido de caixa no montante de R$ 15.000.


D

consumiu fluxo líquido de caixa no montante de R$ 35.000.

   
Gerar simulado