A conciliação bancária consiste na comparação dos saldos da conta bancária, via extrato bancário, com os valores registrados pela contabilidade na conta Bancos, podendo resultar em lançamentos contábeis. Com relação a esse procedimento, assinale a opção correta.
Taxa de manutenção de conta descontada pelo banco e ainda não registrada pela contabilidade gera diferença a maior no saldo contábil em relação ao extrato bancário.
As diferenças identificadas em conciliação bancária são oriundas de erros cometidos pela contabilidade ou pela instituição financeira.
Cheques de cliente depositados na conta bancária e devolvidos por falta de fundos geram diferença a menor no saldo contábil em comparação com o extrato bancário, desde que já registrados na escrituração comercial.
Cheque emitido e contabilizado pela empresa, mas ainda não depositado pelo fornecedor, gera diferença a maior no saldo contábil em relação ao extrato bancário.
Depósitos em trânsito geram diferença a menor no saldo contábil em comparação com o extrato bancário, desde que já registrados na escrituração comercial.