Questões de Concurso sobre A criminalidade

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em cada país, os grupos de crime organizado costumam receber um nome próprio. O crime organizado italiano e ítalo-americano, por exemplo, recebe o nome de máfia; o japonês, de yakuza; o colombiano e mexicano, de cartel; o russo e ucraniano, de bratva etc. A versão brasileira mais próxima disso são os comandos. Seja qual for, porém, a nacionalidade dessas organizações, elas apresentam sempre as seguintes características criminológicas, com exceção de:


A

Hierarquia estrutural e planejamento empresarial.


B

Divisão territorial e alto poder de intimidação.


C

Conexão local, regional, nacional ou internacional.


D

Expertise na prática de fraude e uso de tecnologia de ponta.


E

Prestação de serviços sociais e humanitários.

Sobre a relação entre o preso e a sociedade, segundo Alessandro Baratta, é CORRETO afirmar:


A

A reinserção do preso na sociedade, após o cumprimento da pena, é assegurada a partir do momento em que, no cárcere, o preso absorve um conjunto de valores e modelos de comportamento desejados socialmente.


B

É necessário primeiro modificar os excluídos, para que eles possam voltar ao convívio social na sociedade que está apta a acolhê-los.


C

O cárcere não reflete as características negativas da sociedade, em razão do isolamento a que são submetidos os presos.


D

São relações sociais baseadas no egoísmo e na violência ilegal, no interior das quais os indivíduos socialmente mais débeis são constrangidos a papéis de submissão e de exploração.

O comportamento inadequado da vítima que de certo modo facilita, instiga ou provoca a ação de seu verdugo é denominado


A

vitimização terciária.


B

vitimização secundária.


C

periculosidade vitimal.


D

vitimização primária.


E

vitimologia.

A respeito dos fatores impulsionadores da criminalidade, assinale a alternativa correta.


A

O bom funcionamento do sistema de educação e ensino não é fator inibitório de criminalidade na sociedade.


B

O crescimento populacional de uma determinada localidade sempre eleva os índices criminais.


C

Não há qualquer relação entre o aumento do poder aquisitivo de determinado grupo social e o crescimento da delinquência.


D

A má distribuição de renda influencia o aumento de todos os índices criminais de uma determinada localidade.


E

A pobreza influi no aumento de índices criminais de cunho patrimonial.

Fenômeno comum em países em desenvolvimento ou emergentes, ___________ propicia(m) a promiscuidade, o afrouxamento dos freios morais, o desrespeito ao próximo e outros desvios comportamentais, empurrando aqueles que vivem ou sobrevivem nessas situações a uma existência marcada pela inclinação ao crime.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna do texto.


A

a migração


B

a religião


C

o subemprego


D

as condições precárias de habitação


E

a política

 
 
Gerar simulado