Questões de Concurso sobre Coercibilidade

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
29 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Quanto ao poder de polícia, é correto afirmar que


A

seu exercício não pode configurar fato gerador para cobrança de tributo.


B

seu exercício se dá a partir da ocorrência de um ilícito penal.


C

a coercibilidade é considerada pela doutrina como sendo um de seus atributos.


D

é caracterizado pela imprescritibilidade das sanções dele decorrentes.

É CORRETO afirmar que são atributos do poder de polícia,


A

vinculatividade, imperatividade e coercibilidade.


B

discricionariedade, autoexecutoriedade e coercibilidade.


C

discricionariedade, imperatividade e presunção de legitimidade.


D

autoexecutoriedade, discricionariedade e presunção de legitimidade.

Sobre o poder de polícia, é correto afirmar:


A

Um dos fundamentos do poder de polícia é o princípio da supremacia do interesse público sobre o particular.


B

O poder de polícia é uma das manifestações subjetivas da Administração Pública.


C

O princípio da proporcionalidade é um dos limites impostos ao exercício do poder de polícia, porém a ele (poder da polícia) não se aplica o princípio da motivação, por ser uma atividade de cunho discricionário.


D

São características do poder de polícia a coercibilidade, a autoexecutoriedade e a eficácia, esta considerada como a relação entre o direito individual e o dano a ser prevenido.


E

A competência do agente, por se situar no plano da eficácia da medida de polícia, deve ser observada, sob pena de ilegalidade da atuação administrativa.

A Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, também conhecida como Lei Seca, modificou o Código de Trânsito Brasileiro e proibiu o consumo de álcool por condutores de veículos. Levantamento de 2011 mostra que uma em cada cinco vítimas de acidente de trânsito atendidas nos prontos-socorros do país havia ingerido bebida alcoólica na hora do acidente. A pesquisa aponta ainda, que as pessoas alcoolizadas estão mais sujeitas à hospitalização e a morte em decorrência do acidente. O motorista que é pego na Lei Seca fica sujeito a multa, suspensão da habilitação e até mesmo detenção. Além disso, o motorista que se negar a fazer o teste pode ser enquadrado e punido a partir de depoimento de testemunhas, vídeos ou imagens. Um dos pontos polêmico da lei trata da obrigatoriedade do motorista em fazer testes de dosagem alcoólica (bafômetro), por estar usando a rodovia que é de uso comum do povo ou se pode se recusar a fazer qualquer teste, já que, ninguém é obrigado a produzir uma prova contra si. Desta forma, como se denomina o atributo do poder de polícia da Administração Pública, por meio do seu agente policial, de exigir documentos e vistoria do veiculo, como também de aplicação de multa?


A

Atributo de ordem pública.


B

Atributo da previsibilidade legal.


C

Atributo da ilegitimidade.


D

Atributo da imperatividade ou coercibilidade.


E

Atributo da auto-executoriedade judicial.

A característica do ato de polícia administrativa segundo a qual a Administração tem o poder de usar a força, caso necessária para vencer eventual recalcitrância, é a da:


A

autoexecutoriedade


B

coercibilidade


C

legitimidade


D

vinculação

Assinale a alternativa que contém um dos atributos do Poder de polícia.


A

Exigibilidade.


B

Suspensividade.


C

Devolutividade.


D

Coercibilidade.


E

Vinculatividade.

Em se tratando do Poder de Polícia, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Se expressa exclusivamente por meio de atos preventivos ou repressivos.

II. Fundamenta-se no princípio da predominância do interesse público sobre o particular.

III. Pode-se afirmar que a coercitibilidade do poder de polícia admite exceção, tendo como exemplo a licença para dirigir.

IV. As medidas autoexecutórias do poder de polícia dispensam o cumprimento de formalidades, tais como o dever de notificar previamente o administrado e de instaurar procedimento administrativo com contraditório e ampla defesa.



A

Apenas I e II.


B

Apenas II e III.


C

Apenas I, II e III.


D

Apenas II.


E

Apenas I, II e IV.

 
1
 
Gerar simulado