Imagem de fundo

O setor jurídico, em acompanhamento de atividades...

O setor jurídico, em acompanhamento de atividades rotineiras da Secretaria de Obras do Município de Seara, foi acionado após uma denúncia feita por moradores de um bairro residencial. Segundo o relato, um servidor da própria secretaria, durante a limpeza de valas e entulhos de poda urbana, determinou a queima dos resíduos vegetais em terreno baldio próximo às residências.

A justificativa apresentada pelo servidor foi de que a medida visava apenas dar celeridade ao serviço de limpeza, sem aparente prejuízo ao meio ambiente.


Considerando os limites legais da conduta e a aplicação da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), qual deve ser a orientação correta a ser emitida pelo Advogado do Município quanto à legalidade do ato?


A

É crime ambiental, ainda que não haja dano direto à fauna ou flora.


B

A responsabilidade penal recai apenas sobre o executor da queima, e não sobre quem autorizou.


C

A queima de resíduos vegetais é lícita, desde que fora da área urbana.


D

Não é crime, pois a finalidade era limpeza e não houve dolo.


E

Somente é crime se houver dano ao patrimônio público.