- Maria passeava quando viu Antônia sofrendo agressão do outro lado da rua por parte de Marcos. Com o intuito de salvaguardar a vida de Antônia, Maria pegou a cadeira de um restaurante e a quebrou em Marcos, que imediatamente parou a agressão.
- Janaína, visando conseguir o valor do seguro que havia contrato, intencionalmente causou um incêndio em sua casa. João, que passava pela rua e viu a fumaça, arrombou a porta e conseguiu apagar o fogo, deixando alguns objetos deteriorados.
Diante das duas situações acima, marque a alternativa correta acerca da responsabilidade civil:
O restaurante terá direito à indenização pela cadeira quebrada, acionando Maria, que possui direito a ajuizar ação regressiva contra o causador do perigo, que, no caso, foi Marcos.
Marcos terá direito a receber indenização por parte de Antônia, tendo em vista a cadeira quebrada em sua cabeça.
Janaína terá direito à indenização pelos os objetos deteriorados em sua residência, devendo acionar João.
O restaurante terá direito à indenização pela cadeira quebrada, acionando Antônia, que possui direito a ajuizar ação regressiva contra a causadora do dano, que, no caso, foi Antônia.
Em nenhuma das situações restou configurado o dever de indenizar.