Imagem de fundo

As funções essenciais à justiça visam, por meio de mecanismos estabelecidos na Constitu...

As funções essenciais à justiça visam, por meio de mecanismos estabelecidos na Constituição Federal, atender ao direito fundamental de acesso à justiça, promovendo a todos que tenham assegurados os seus direitos.


A respeito das ‘Funções Essenciais à Justiça’, é CORRETO afirmar que:

A

A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

B

O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional e administrativa do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais disponíveis.

C

O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo violável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos termos da lei.

D

A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, a toda a sociedade.

E

A Advocacia-Geral do Território Federal é a instituição que, direta ou indiretamente, representa o território brasileiro, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico dos Poderes Executivo e Legislativo.