

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
No âmbito do Estado Alfa, em determinado exercício, a receita realizada estava sendo inferior à receita estimada na lei orçamentária anual, o que colocava em risco o pagamento das despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista. Em razão desse quadro, foi instituído grupo de estudos com o objetivo de analisar a possibilidade de ser contraído empréstimo junto a instituição financeira para que não houvesse atraso nesse pagamento.
Ao fim da análise, o grupo concluiu corretamente que a referida operação de crédito:
é vedada, pois operação dessa natureza somente pode ser direcionada à realização de despesas de capital;
somente pode ser realizada junto a instituição financeira estatal, desde que não exceda o montante das despesas de capital;
somente pode ser realizada junto a instituição financeira privada, desde que não exceda o montante das despesas de capital;
pode ser realizada junto a instituição financeira estatal ou privada, desde que não exceda o montante das despesas de capital;
é vedada, salvo se realizada junto a instituição financeira estatal e autorizada, pela maioria absoluta do Legislativo, mediante crédito adicional e finalidade precisa.