Imagem de fundo

O controle sanitário deve partir de cuidados básicos no...

O controle sanitário deve partir de cuidados básicos no manejo. O piscicultor deve prevenir o aparecimento de doenças visando diminuir ou atenuar problemas de saúde nos peixes. No que diz respeito às doenças, leia as afirmativas a seguir.

I. ___________ – provocada pelo parasita Argulus, também é conhecida como piolho de peixe. É comum o peixe que a contrai apresentar movimentos nervosos nas nadadeiras e manchas vermelhas no corpo.

II. ___________ – causada pela bactéria Aeromonas salmonicida. Causa hemorragia generalizada, úlcera na pele. O tratamento é feito através de antibióticos.

III. ___________ – ocorre perda de coordenação e equilíbrio, exoftalmia, ascite e hemorragia dos órgãos internos.

IV. ___________ – altera a superfície do corpo e das nadadeiras dos peixes, podendo ocorrer perda de escamas.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.


A

Furunculose / Argulose / Viremia Primaveril da Carpa / Saprolegnia.


B

Argulose / Furunculose / Viremia Primaveril da Carpa / Saprolegnia.


C

Argulose / Saprolegnia / Furunculose / Viremia Primaveril da Carpa.


D

Saprolegnia / Furunculose / Viremia Primaveril da Carpa / Argulose.


E

Argulose / Viremia Primaveril da Carpa / Saprolegnia / Furunculose.