Imagem de fundo

De acordo com a Convenção da Haia sobre a Colheita de Provas no Estrangeiro em Matéria ...

De acordo com a Convenção da Haia sobre a Colheita de Provas no Estrangeiro em Matéria de Direito Civil e Comercial promulgada pelo Decreto nº 9.039/17, assinale a afirmativa correta.


A

A Convenção visa facilitar a transmissão e o cumprimento de cartas rogatórias para a obtenção de provas, inclusive aquelas que não sejam destinadas a ser utilizadas em processo judicial já iniciado ou que se pretenda iniciar.


B

Entre os requisitos estabelecidos pela Convenção estão a legalização da carta rogatória e a exigência de que esta especifique as provas a serem obtidas ou outros documentos judiciais a serem cumpridos.


C

A carta rogatória será cumprida ainda que a pessoa em causa invoque um impedimento legal que a impeça de depor, estabelecida conforme a lei do Estado requerido.


D

O cumprimento da carta rogatória poderá ocasionar o reembolso de taxas ou custas de qualquer natureza.


E

É possível que as provas sejam colhidas por agentes diplomáticos e consulares.