

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Sobre o SUS, indique o item FALSO.
Segundo a Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) é definido como um sistema descentralizado com comando único; isto necessariamente implica em delegar autonomia para que Estados e Municípios formulem e implementem as respectivas políticas de saúde.
Dada a complexidade da organização dos serviços de saúde no país, configura-se um perfil de produção de serviços caracterizado por ser predominantemente Nucleado pela lógica do modelo da atenção primária em detrimento da lógica do modelo hospitalar.
Em relação à participação da comunidade no SUS pode-se afirmar que a Constituição de 1988 determina que os Conselhos de Saúde constituam a instância de participação dos usuários do SUS.
São características da atual estrutura de organização dos serviços de saúde no Brasil: a segmentação na prestação da assistência e no acesso aos serviços, a ausência de controle público e a separação entre ações de saúde individuais e coletivas.