

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Conforme o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o campo biológico do corpo parece não ser suficiente para responder às questões oriundas dos elementos determinantes da saúde. No que tange às responsabilidades profissionais da educação física nas práticas corporais/atividade física (PCAF) segundo as diretrizes do NASF, assinale a alternativa correta.
O profissional de educação física deve reconhecer o quão caleidoscópicas são as práticas de saúde e quais as dimensões que precisam ser integradas e priorizadas em sua produção. Deve construir atividades e possibilidades de atividades físicas a partir de diretrizes e posicionamentos dos principais órgãos de saúde e exercício físico e impô-las em sua área de atuação, para melhor adesão do beneficiário.
Cabe responsabilizar o sujeito pela não adoção de hábitos saudáveis que o levem a ter doenças crônicas não transmissíveis, pois é pela culpabilização que vem a mudança e a melhora do quadro de saúde.
Falta ao Sistema Único de Saúde (SUS), entre seus princípios, a prática do controle social. Ou seja, falta a abertura para participação efetiva da população nas decisões no campo da saúde pública, seja nos conselhos locais, distritais e de unidades, seja nas conferências de saúde, o que possibilita a organização de vários grupos comunitários interagindo com as temáticas relativas à sua realidade.
Devem favorecer, em seu trabalho, a abordagem da diversidade das manifestações da cultura corporal, presentes localmente, e as que são difundidas nacionalmente, procurando fugir do aprisionamento técnico pedagógico dos conteúdos clássicos da educação física.
O profissional deve primar por intervenções que favoreçam a individualidade mais que o coletivo, afinal, é primordial que o cuidado do sujeito seja personalizado.