Ambiência na Saúde se refere ao tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana. Em relação à Diretriz de Ambiência, assinale a alternativa INCORRETA.
A Ambiência é uma diretriz da Política Nacional de Atenção Primária à Saúde, apontando-se um duplo desafio que é o de sintonizar “o que fazer” com o “como fazer”, ou seja, o conceito de Ambiência e o método para a construção coletiva dos espaços de saúde.
Propõe uma ampliação do olhar sobre a produção do espaço físico na saúde e possibilita afirmar que diferentes fatores atuam e interferem na composição de territórios de encontros no SUS, entre eles: modelos de atenção e gestão, processos de trabalho e as relações de poder.
Para efeitos didáticos de implementação, destacam-se três eixos principais que devem ser trabalhados de forma articulada: a Ambiência como espaço de encontros entre os sujeitos, a produção de saúde e de subjetividades; o espaço como ferramenta facilitadora do processo de trabalho; e o espaço que visa à confortabilidade.
Sugere que os espaços da Saúde se utilizem do conceito arquitetônico de Desenho Universal que propõe o espaço com um uso democrático para os diferentes usuários, considerando que a diversidade de capacidades físicas e cognitivas humanas é o grande desafio para a configuração de espaços e de práticas de modo universalizante.