Imagem de fundo

O Programa Nacional de Controle da Dengue – PNCD, procura...

O Programa Nacional de Controle da Dengue – PNCD, procura incorporar as lições das experiências nacionais e internacionais de controle da doença, enfatizando a necessidade de mudança nos modelos anteriores, fundamentalmente em alguns aspectos essenciais, os quais umas das alternativas a seguir, não se alinha.


A

A atuação multissetorial por meio do fomento à destinação adequada de resíduos sólidos e a utilização de recipientes seguros para armazenagem de água.


B

O desenvolvimento de campanhas de informação e de mobilização das pessoas, de maneira a se criar uma maior responsabilização de cada família na manutenção de seu ambiente doméstico, livre de potenciais criadouros do vetor.


C

A elaboração de programas permanentes, uma vez que não existe qualquer evidência técnica de que a erradicação do mosquito seja possível a curto prazo.


D

O fortalecimento da vigilância sanitária para ampliar a capacidade de predição e de detecção precoce de surtos da doença.