Imagem de fundo

A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi redefinida pela Portaria nº 2.446, ...

Compartilhar

A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi redefinida pela Portaria nº 2.446, de 11 de novembro de 2014. Essa normativa descreve os Eixos Operacionais como “[...] estratégias para concretizar ações de promoção da saúde [...]” (Brasil, 2014, p.4). Em relação aos Eixos Operacionais, de acordo com a Portaria nº 2.446/2014, é correto afirmar que a PNPS entende que


A

o processo de “territorialização” desconsidera a regionalização como diretriz do sistema de saúde.


B

a “participação” e o “controle social” devem ser desestimulados no processo de elaboração de políticas públicas.


C

as ações de “vigilância, monitoramento e avaliação” são ineficazes para subsidiar intervenções de promoção da saúde.


D

“educação e formação” devem ter como base processos pedagógicos problematizadores, dialógicos, libertadores, emancipatórios e críticos.


E

a promoção da saúde deve ser baseada nas necessidades locais, não reconhecendo a “Rede de Atenção à Saúde” como estratégia operacional.