Imagem de fundo

A Lei no 10.216/01, que diz respeito aos direitos e à proteção das pessoas acometidas d...

A Lei no 10.216/01, que diz respeito aos direitos e à proteção das pessoas acometidas de transtorno mental, determina que a internação


A

de pessoas com transtorno mental em instituições psiquiátricas só será realizada mediante laudo da equipe de saúde circunstanciado e justificado.


B

voluntária em instituição psiquiátrica ocorrerá por solicitação da família acompanhada de laudo do médico psiquiatra.


C

compulsória é estabelecida por laudo médico específico e indicação de um familiar responsável pelos cuidados dispensados ao usuário.


D

voluntária se dá com consentimento do usuário que deve assinar um documento declarando que optou por essa medida.


E

involuntária se dá quando é direcionada a instituições asilares solicitada pela família e assinada pelo usuário.