

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A Portaria n. 354, de 10 de março de 2014, expedida pelo Ministério da Saúde, estabelece as diferenças entre os conceitos de Emergência e Urgência. Com base nessas definições, percebe-se que o fator tempo pode determinar o sucesso ou fracasso na prestação de primeiros socorros.
Adaptado de VARA, M.F. F. Primeiros socorros: um estudo pelo viés da educação física. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2020.
Faça a associação correta entre os referidos conceitos e quando devem ser utilizados:
1. Emergência
2. Urgência
a. Caso de parada respiratória, no qual a vítima pode ter sequelas irreversíveis ou ir a óbito em poucos minutos.
b. Caso de ocorrência de grande hemorragia, provocada por lesão em vasos calibrosos que pode ser causa de morte em um intervalo de tempo curto.
c. Fraturas nos ossos dos membros que não comprometem grandes vasos, que devem ser atendidas em curto prazo, porém não oferecem risco imediato de morte.
d. Obstrução de vias aéreas, tanto por sólidos quanto por líquidos, a qual se caracterize como risco de morte imediato.
e. Ferimentos em pequenas áreas do corpo, que não comprometem grandes vasos, que devem ser atendidos em curto prazo, mas que não apresentam risco imediato de morte.
1 – a; 1 – b; 2 – c; 1 – d; 2 – e.
2 – a; 2 – b; 1 – c; 2 – d; 1 – e.
2 – a; 1 – b; 2 – c; 1 – d; 2 – e.
1 – a; 2 – b; 2 – c; 1 – d; 2 – e.
2 – a; 1 – b; 1 – c; 1 – d; 2 – e.