

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A Educação em Saúde é uma ferramenta fundamental e uma atribuição essencial do Agente de Combate a Endemias (ACE).
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
A abordagem educativa deve ser focada exclusivamente na transmissão de informações técnicas sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, utilizando linguagem científica para garantir a precisão dos dados, sem considerar o saber popular.
A estratégia de educação em saúde deve ser um processo dialógico e participativo, que valorize o conhecimento prévio da comunidade, estimule a reflexão crítica e promova a autonomia dos moradores na identificação e eliminação dos riscos.
O ACE deve atuar como um fiscalizador que, primariamente, notifica e autua os moradores que possuem criadouros em seus domicílios, utilizando a educação em saúde apenas como uma etapa secundária e punitiva.
O ACE deve restringir suas ações educativas a palestras em escolas e associações de moradores, sendo vedado o diálogo individualizado durante as visitas domiciliares, para otimizar o tempo e cobrir um maior número de famílias.
A responsabilidade pela educação em saúde é inteiramente do setor de Vigilância Epidemiológica do município, cabendo ao ACE apenas a execução das medidas de controle químico (pulverização) e o registro de dados entomológicos.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.