Imagem de fundo

O Enfermeiro de uma equipe de Saúde da Família constata, durante a análise mensal dos r...

O Enfermeiro de uma equipe de Saúde da Família constata, durante a análise mensal dos relatórios gerenciais, que a equipe apresenta subregistro sistemático de atendimentos individuais de enfermagem, visitas domiciliares e atividades coletivas de educação em saúde no sistema e-SUS APS. Paralelamente, os dados de produção informados ao SISAB não refletem a realidade assistencial do território, comprometendo o cálculo dos indicadores do Previne Brasil e, consequentemente, o financiamento da atenção básica no município. Sobre a finalidade e o funcionamento do e-SUS APS e do SISAB, assinale a alternativa CORRETA.


A

O e-SUS APS é um sistema de uso facultativo pelas equipes, voltado ao agendamento de consultas médicas, sem impacto nos indicadores nacionais de desempenho.


B

O SISAB constitui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, alimentado pela estratégia eSUS APS, sendo responsável pela consolidação dos dados de produção, monitoramento de metas e cálculo dos indicadores que subsidiam o financiamento federal.


C

Os registros de atividades coletivas e visitas domiciliares realizadas pelo Enfermeiro são dispensáveis no e-SUS APS, pois somente os atendimentos médicos individuais possuem relevância para fins de financiamento.


D

O lançamento retroativo de dados sem rastreabilidade documental é prática recomendada pelo Ministério da Saúde para correção de subregistros identificados ao final de cada mês de competência.