A Resolução RDC no 20/2011 dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição médica, isoladas ou em associação e dá outras providências.
Sobre a Resolução RDC nº 20/2011, assinale a alternativa correta.
A prescrição de medicamentos antimicrobianos deverá ser realizada em 2 vias em receituário privativo do prescritor ou do estabelecimento de saúde, não havendo, portanto, modelo de receita específico.
O prazo de validade das receitas de antimicrobianos é de 15 dias úteis a contar da data de sua emissão.
Na embalagem e rotulagem dos medicamentos contendo substâncias antimicrobianas constantes nesta resolução deve constar, obrigatoriamente, na tarja/faixa amarela, em destaque a expressão: Venda Sob Prescrição Médica – Só Pode ser Vendido com Retenção da Receita.
Devido ao controle estabelecido na Resolução RDC no 22/2010, estão proibidas a fabricação e distribuição de amostra grátis de antimicrobianos.
As retenções e escriturações de receita deverão ser realizadas em todas as farmácias e drogarias, públicas ou privadas, e todas devem, obrigatoriamente, realizar a escrituração no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).