O Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS) contém informações sobre o pagamento dos serviços hospitalares prestados pelo Sistema Único de Saúde, por meio da captação de dados das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH). Assinale a alternativa correta em relação à AIH.
No hospital, o paciente somente recebe os cuidados necessários após o preenchimento da AIH.
No caso de Urgência e Emergência, a AIH deve ser preenchida até 24 horas após a data de entrada do paciente no serviço.
Para cirurgias eletivas, a AIH é emitida antes da internação pelo órgão emissor local. Uma vez autorizada, a AIH terá validade de 60 (sessenta) dias, a contar da data da emissão.
É vedada a emissão de nova AIH no caso dos pacientes internados na clínica em que haja uma intercorrência cirúrgica, desde que não tenha relação com a patologia clínica, após ultrapassada a metade da média de permanência.
É permitida a emissão de AIH para pacientes sem documento de identificação, sem condições de prestar informações ou na ausência de responsável que o identifique, nos seguintes casos: pacientes acidentados graves, pacientes psiquiátricos encontrados em vias públicas, pacientes com problemas neurológicos graves ou comatosos, pacientes incapacitados por motivos sociais e/ou culturais.