Imagem de fundo

É chamada de alfândega a repartição responsável pelo...

É chamada de alfândega a repartição responsável pelo controle da entrada e saída de mercadorias para o exterior e a Constituição Federal informa sobre a incidência ou não de tributos nessa dinâmica. Diante disso, analise os itens a seguir.


I- O imposto sobre exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados exerce função extrafiscal e suas alíquotas podem ser alteradas, pelo Poder Executivo Federal, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei.

II- Ainda que as operações se iniciem no exterior, compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir imposto sobre as operações relativas à circulação de mercadorias.

III- O imposto sobre produtos industrializados incidirá sobre produtos destinados ao exterior.

IV- O ICMS incide sobre a entrada de bem ou mercadoria importados do exterior por pessoa física ou jurídica, ainda que não seja contribuinte habitual do imposto, qualquer que seja a finalidade.

V- O imposto sobre serviços de qualquer natureza não incide sobre as exportações de serviços para o exterior do país.


É CORRETO o que se afirma apenas em:


A

II e IV.


B

I e III.


C

I, II, IV e V.


D

I, III e V


E

II, III, IV e V.