Com base no Modelo keynesiano e seus desdobramentos: IS-LM; Mundell-Fleming (IS-LM-BP); Teoria Keynesiana da taxa de juros, assinale a afirmativa INCORRETA.
De acordo com a estrutura do Modelo IS-LM, o mercado de ativos, representado pela oferta e pela demanda de moeda, determina a taxa de juros da economia.
O Modelo IS-LM considera a política monetária (oferta de moeda); a política fiscal (impostos e gastos públicos); e, o nível de preços (que é considerado constante) como variáveis exógenas.
O Modelo IS-LM é um modelo de equações simultâneas. Nele tem-se a determinação simultânea da taxa de juros e da renda que equilibram o mercado de bens e o mercado de ativos.
No Modelo Keynesiano Simples, o investimento é considerado uma variável exógena. No Modelo IS-LM, em virtude da introdução da taxa de juros, o investimento passa a ser definido endogenamente, conforme oscilação da taxa de juros.
O Modelo IS-LM, também conhecido como Análise Hicks-Hansen, demonstra a interligação entre o Lado Real da economia (IS) e o Lado Monetário da economia (LM). Apesar de agregar o mercado de ativos e a determinação da taxa de juros à análise econômica, este modelo não é capaz de esclarecer como a taxa de juros influi na determinação da renda.