Imagem de fundo

Segundo a clássica interpretação de Ronald Coase, em seu influente artigo “A Natureza d...

Segundo a clássica interpretação de Ronald Coase, em seu influente artigo “A Natureza da Firma” (COASE, R. H. The Nature of the Firm. Economica, v. 4, n. 16, p. 386-405, 1937), a principal razão pela qual se observa a existência de organizações empresariais, ao lado do mecanismo de preços de mercado como forma de coordenação econômica, é:


A

a existência de custos de transação na utilização do mecanismo de preços, tais como o custo de descoberta, negociação e execução de contratos.


B

a preferência dos agentes econômicos por trabalharem sob a direção de terceiros, de forma estável e regular, em comparação à opção de ofertar seus serviços e produtos no mercado.


C

a predileção dos consumidores por bens e serviços produzidos por empresas, levando à organização do mercado para atendimento desta preferência.


D

a presença de benefícios tributários à organização da produção por meio de estruturas empresariais, vis a vis transações de mercado.


E

a impossibilidade de materialização de grande quantidade de oferta pela organização dos fatores de produção exclusivamente pelo sistema de preços.