

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O modelo keynesiano de determinação da renda, em sua versão com setor público, estabelece que a renda de equilíbrio é determinada pela igualdade entre a produção agregada () e a demanda agregada planejada (). Nesse modelo, os gastos do governo () e os tributos () são instrumentos de política fiscal que afetam o nível de atividade econômica. Nesse contexto, considere uma economia fechada, com as seguintes características:
• consumo autônomo () = 200;
• propensão marginal a consumir () = 0,75;
• investimento () = 300;
• gastos do governo () = 200;
• tributos autônomos () = 100.
Com base no modelo de determinação da renda e nas relações entre os grandes agregados macroeconômicos, assinale a alternativa correta.
A renda de equilíbrio dessa economia é 2.800, e o multiplicador dos gastos autônomos (considerando a tributação) é igual a 2,5.
A renda de equilíbrio dessa economia é 1.600, e o multiplicador dos gastos autônomos é igual a 4, pois a propensão marginal a consumir é 0,75.
A renda de equilíbrio dessa economia é 2.800, e o multiplicador dos gastos autônomos é igual a 4, pois a tributação reduz o multiplicador em relação à economia sem governo.
A renda de equilíbrio dessa economia é 2.500, e o multiplicador dos gastos autônomos é igual a 4, pois a tributação autônoma não altera o multiplicador em relação à economia sem governo.
A renda de equilíbrio dessa economia é 2.200, e o multiplicador dos gastos autônomos é igual a 4, pois a tributação não afeta o multiplicador.