

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No século XIX, o padrão-ouro internacional manteve as taxas de câmbio em faixa determinada pelos custos de transporte, o que impediu movimentos persistentes das taxas de câmbio.
Certo
Errado
Os regimes cambiais em que os bancos centrais intervêm para comprar e vender moedas estrangeiras com o objetivo de influenciar as taxas de câmbio são conhecidos como sistemas de flutuação limpa.
Certo
Errado
Quando a desvalorização do câmbio torna os preços de importação maiores que os internos, aumenta a demanda por bens produzidos no país, o que estimula a produção industrial, em caso de capacidade ociosa.
Com a crescente importância do comércio internacional, as exportações podem sustentar níveis adequados de demanda agregada, e a exposição da produção interna à competição estrangeira pode estimular a produtividade doméstica. Nesse panorama, a adoção de regimes cambiais flexíveis em países emergentes contribui para um ajustamento mais fácil e mais rápido às mudanças no contexto internacional.
Quando a valorização do câmbio barateia os preços de importação, consequentemente há um estímulo para a compra de bens de capital estrangeiros, ampliando-se a capacidade instalada.
No regime de câmbio fixo, uma variação nas reservas internacionais proporciona igual variação na base monetária.
Em relação à mudança cambial de janeiro de 1999, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O governo ofereceu algumas formas de hedge para o setor privado, dado que o regime de câmbio fixo era insustentável.
( ) Houve uma forte fuga de capitais no início de 1999, pois o mercado demandava uma desvalorização maior do que o governo permitia pelo sistema de bandas.
( ) A inflação após a desvalorização nominal ficou sob relativo controle, evitando‐se uma maior contração econômica, como a que ocorreu no México.
As afirmativas são, respectivamente,
V, F e V.
V, V e F.
V, V e V.
F, V e F.
F, V e V.
No regime de câmbio flutuante, a expansão do salário nominal não é capaz de afetar o produto de equilíbrio da economia.
Em um regime com câmbio fixo, o aumento do salário nominal decorrente de política governamental acarreta tanto apreciação da taxa real de câmbio quanto redução das exportações líquidas.
Quando o Banco Central promove ajustes frequentes da taxa de câmbio, considera-se essa decisão como um(a)
programa de redução da dívida pública
regime de taxa de câmbio fixo
política de expansão comercial
situação de crescente endividamento externo
tentativa de expansão das operações internacionais
Em uma economia que adota o sistema de taxas de câmbio fixas, a desvalorização da taxa de câmbio pelo Banco Central (aumento do preço da moeda estrangeira medido em moeda nacional) terá como consequência, no curto e/ou médio prazo
a diminuição do saldo da conta corrente do balanço de pagamentos.
uma saída líquida de capitais, já que a desvalorização da taxa de câmbio implica numa diminuição da taxa de juros interna em relação à internacional.
a diminuição das reservas internacionais do país.
o aumento dos gastos dos residentes do país em viagens para o exterior.
uma melhora do saldo da balança comercial do país com o exterior.
No caso de um país com regime cambial flutuante, em uma situação de mobilidade internacional de capitais, se a taxa de juros doméstica aumentar, as demais variáveis relevantes permanecendo constantes, haverá
valorização cambial da moeda doméstica
saída de capitais financeiros do país
aumento das exportações do país
redução do gasto do governo
expansão da economia doméstica
A imposição de cotas de importações para alguns produtos é uma medida inócua, a longo prazo, para combater déficits na balança comercial provenientes de valorizações cambiais.
O regime de câmbio que tem como característica o fato de que alterações na taxa de câmbio não influenciam o saldo das reservas internacionais (e sim provocam impactos em outras variáveis macroeconômicas) é denominado:
de flutuação suja;
curreny board;
de banda diagonal endógena;
fixo;
flutuante.
Políticas cambiais de não depreciação de moedas nacionais têm levado a déficits nas transações correntes de diversos países, o que tem causado impactos negativos sobre a livre circulação do capital internacional em razão de medidas protecionistas.