Questões de Concurso sobre Concorrência Monopolística

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
118 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma empresa monopolista defronta-se com uma elasticidade-preço da demanda constante igual a -2 e custo marginal constante de R$ 10,00 por unidade. Qual é o preço estabelecido pelo monopolista para maximizar o lucro?


A

5.


B

10.


C

15.


D

20.

A chamada concorrência monopolística é caracterizada por


A

muitas firmas vendendo produtos idênticos.


B

uma firma vendendo produtos exclusivos.


C

poucas firmas vendendo produtos idênticos.


D

poucas firmas vendendo produtos diferenciados, embora substitutos próximos.


E

muitas firmas vendendo produtos diferenciados, embora substitutos próximos.

Julgue se afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta:


I.O mercado de concorrência monopolística é uma estrutura de mercado intermediária entre o mercado monopolístico e o mercado de concorrência perfeita. A concorrência monopolística se assemelha ao mercado de concorrência perfeita, no que concerne ao fato dos lucros extraordinários serem dissipados com a entrada de novas firmas na indústria.

II.Um resultado relevante da teoria do bem-estar econômico é que uma economia que opere sob condições de concorrência perfeita, sem imperfeições de mercado, atinge as condições ótimas de Pareto para o bem-estar econômico, de modo que nenhum indivíduo nessa economia poderia melhorar sua situação sem piorar a de outro.

III.Na ausência de imperfeições de mercado (externalidades tecnológicas, bens públicos e monopólios), a concorrência perfeita em todos os mercados gera uma alocação eficiente de bens e serviços no sentido do ótimo de Pareto, de modo que os preços dos produtos serão iguais a seus custos marginais de produção.


É CORRETO o que se afirma em:


A

As afirmações I, II e III são verdadeiras.


B

Somente as afirmações I e III são verdadeiras.


C

Somente as afirmações I e II são verdadeiras.


D

Somente as afirmações II e III são verdadeiras.


E

As afirmações I, II e III não são verdadeiras.

Em relação à concorrência monopolística, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Uma das hipóteses desse mercado é a existência de barreiras à entrada.

( ) A empresa apresenta lucro positivo no curto prazo.

( ) No longo prazo, o equilíbrio de mercado gera perda de peso morto e, por isso, há excesso de capacidade.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V, V e V.


B

V, V e F.


C

F, V e V.


D

F, V e F.


E

F, F e F.

Com relação a diferentes estruturas de mercado, uma indústria em competição monopolística:


A

consiste em uma situação de interação estratégica com produtos homogêneos;


B

é caracterizada pela presença de muitas firmas, produtos com certo grau de diferenciação e livre entrada de novas firmas;


C

é um mercado atomizado com produto homogêneo sem qualquer forma de diferenciação e livre entrada e saída de potenciais concorrentes;


D

depende da existência de barreiras à entrada de firmas concorrentes para que as firmas possam obter lucro positivo;


E

exige que haja restrição de capacidade produtiva para atender a demanda de mercado e que os produtos sejam homogêneos.

Em uma economia, há várias marcas de chocolate. Embora nenhuma tenha uma fatia significativa do mercado, algumas delas têm maior preferência por parte dos consumidores, sendo possível identificá-las pelo seu preço ligeiramente mais alto que a média. Essa estrutura de mercado é denominada


A

concorrência perfeita.


B

monopólio.


C

oligopólio.


D

oligopsônio.


E

concorrência monopolística.

As afirmativas a seguir apresentam características de um mercado em concorrência monopolística, à exceção de uma. Assinale-a.


A

Dois ou mais produtores.


B

Os produtos são diferenciados, mas são substitutos próximos.


C

Cada firma detém algum poder de monopólio.


D

A livre entrada garante lucro nulo no longo prazo para cada firma.


E

No longo prazo, o preço é igual ao custo marginal.

As empresas que operam em mercados perfeitamente competitivos e empresas que operam em mercados sob concorrência monopolística podem enfrentar condições iguais ou diferentes quanto à condição de entrada, forma de demanda, entre outros aspectos. Analise os itens abaixo, relacionando a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Característica apenas do mercado perfeitamente competitivo.

2. Característica apenas do mercado sob concorrência monopolística.

3. Característica de ambos os mercados (concorrência perfeita e concorrência monopolística).


Coluna 2

( ) Existem muitas empresas.

( ) A entrada de novas empresas não é limitada.

( ) Os produtos são diferenciados.

( ) A maximização do lucro ocorre em um nível de produção no qual o custo marginal é igual ao preço.

( ) A curva de demanda tem inclinação descendente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 2 – 1 – 2 – 3.


B

2 – 3 – 2 – 3 – 1.


C

2 – 1 – 3 – 1 – 2.


D

3 – 3 – 2 – 1 – 2.


E

3 – 3 – 3 – 2 – 2.

Sobre as estruturas de mercado, é correto afirmar:


A

Em concorrência monopolística, as firmas podem aplicar discriminação de preços de acordo com as características do consumidor, discriminação essa que ocorre da mesma forma que no caso do monopólio.


B

A presença de economias de escala em uma firma monopolista constitui a principal barreira à entrada de concorrentes.


C

Um oligopólio é um tipo de concorrência estável, em que os concorrentes cooperam para manter os preços elevados por meio de restrições à quantidade produzida para o mercado.


D

Em todos os casos, a maximização do lucro das firmas se dá no nível de produção em que a receita marginal equivale ao custo marginal.


E

A regulação governamental dos preços praticados por uma firma monopolista reduz o excedente do consumidor ao inserir ineficiência econômica naquele mercado.

Transmissões dos jogos de futebol do campeonato nacional realizadas por uma única emissora de televisão constituem mercado do tipo oligopólio.

C
Certo

E
Errado

Sobre as formas de mercado de bens e serviços, associe a forma de mercado ao conceito.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.


A
I-III-II-IV

B
I-II-III-IV

C
II-III-I-IV

D
II-III-IV-I

E
II-IV-I-III

De acordo com a teoria de competição monopolística e oligopólios, a curva de reação é dada por:


A

A quantidade de produção que maximiza os lucros de uma empresa e a quantidade que ela imagina que seus concorrentes decidirão produzir. Sua intersecção é o Equilíbrio de Cournot.


B

A quantidade de produção que maximiza os lucros de uma empresa e a quantidade que ela imagina que seus concorrentes decidirão produzir. Sua intersecção é o Equilíbrio Parcial.


C

O preço que maximiza os lucros de uma empresa e o preço que ela imagina que seus concorrentes utilizarão. Sua intersecção é o Equilíbrio Parcial.


D

A quantidade de produção que minimiza os custos de uma empresa e a quantidade que ela imagina que seus concorrentes decidirão produzir. Sua intersecção é o Equilíbrio de Cournot.

Dentro da análise da atividade econômica de uma indústria, pode-se deparar com a situação de somente uma empresa nesse mercado, dessa forma, configurando-se como monopólio. Nesse contexto, é correto afirmar:


A

Pode-se determinar que o markup do monopolista será igual ao negativo do inverso da elasticidade preço da oferta.


B

Considerando uma curva de demanda linear, a curva de receita marginal tem inclinação duas vezes menor que a curva de demanda.


C

O monopolista atinge máximo lucro quando sua receita marginal se iguala ao seu custo marginal.


D

Observa-se que, quanto maior a elasticidade demanda, maior será o benefício (em termos de receita) em ser um monopolista.

Sobre monopólio natural, assinale a alternativa correta.


A

O monopólio natural opera onde os custos médios são crescentes.


B

O monopólio natural opera onde o custo marginal é maior que o custo médio.


C

O monopólio natural apresenta custos fixos e custos marginais elevados.


D

Se o monopólio natural operar onde o preço se iguala ao custo marginal, ele alcançará um nível eficiente de produção, mas não conseguirá cobrir seus custos.


E

Se o monopólio natural for obrigado a produzir num nível em que o preço se iguala ao custo médio, cobrirá os custos e produzirá uma quantidade eficiente.

Quanto ao mercado de concorrência imperfeita, analise as afirmativas a seguir.


I. No duopólio de Bertrand com duas firmas com custos marginais constantes e iguais recupera-se o mesmo preço de equilíbrio do mercado de concorrência perfeita.

II. Em um equilíbrio de longo prazo de concorrência monopolística, não haverá ineficiência dado que o preço é igual ao custo médio.

III. Um monopolista que determina o preço pela regra de mark up sempre opera em uma faixa de preço em que a demanda é preço elástica.


Está correto somente o que se afirma em:


A

II;


B

III;


C

I e II;


D

I e III;


E

II e III.

Qual dessas atividades ou características descreve um monopólio natural?


A

Produto diferenciado e ganhos de escala.


B

Marca registrada e tecnologia patenteada.


C

Elevado custo fixo e mercado consumidor relativamente pequeno.


D

Indústria farmacêutica, com altos padrões de gastos em pesquisa e desenvolvimento e barreiras à entrada.


E

Indústria siderúrgica, que requer altos níveis de investimento e integração vertical ao longo da cadeira produtiva.

Considerando um monopolista maximizador de lucro que possua duas fábricas com a mesma função de custos, assinale a opção correta.


A

Se os custos marginais forem crescentes, o monopolista irá produzir em uma única fábrica.


B

Se os custos marginais forem constantes, o monopolista poderá distribuir a produção como desejar.


C

Se os custos marginais forem decrescentes, o monopolista deverá produzir nas duas fábricas.


D

Em qualquer situação, o monopolista deve produzir nas duas fábricas.


E

Para maximizar os lucros, o monopolista deve sempre dividir igualitariamente a produção nas duas fábricas.

São hipóteses de monopólio, EXCETO:


A

O setor é constituído de uma única firma.


B

A firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo.


C

Não existe concorrência entre os consumidores.


D

A curva de receita média é a curva de demanda do mercado.

Se o governo decidir colocar um imposto de quantidade sobre o monopolista, o preço final será igual ao preço inicial mais o montante do imposto.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado