Questões de Concurso sobre Economia Brasileira

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
972 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) significou uma alteração completa nas prioridades da industrialização brasileira: de um padrão baseado no crescimento do setor de bens duráveis ........... , a economia deveria passar a crescer com base no setor produtivo de meios de produção – bens de capital e insumos básicos.

A alternativa que completa corretamente a lacuna é


A
para exportação.

B
com alta concentração de renda.

C
dependentes da produção agro-industrial.

D
que dispensam financiamentos.

E
de preços acessíveis.

O envelhecimento da população brasileira e o ingresso tardio do indivíduo no mercado de trabalho são fatores corretivos do desequilíbrio das contas previdenciárias.


C
Certo

E
Errado

No Brasil, além de ser um fator histórico de desenvolvimento da economia, a energia hidrelétrica desempenha papel importante na integração e no desenvolvimento de regiões distantes dos grandes centros urbanos e industriais. Analise as afirmações a seguir:


I. A indústria brasileira tem baixa competitividade porque, no Brasil, o segmento do setor elétrico ainda não permite operações de compra e venda de energia elétrica por meio de contratos bilaterais com condições, preços e volumes livremente negociados.

II.As novas usinas da região Norte apresentam um desafio logístico: a transmissão para os grandes centros, que ficam distantes milhares de quilômetros.

III. A potência instalada da Usina Hidrelétrica de Belo Monte será de 11.233 MW, o que a classifica como a terceira maior hidrelétrica do mundo. Está sendo construída no Rio Xingu, no estado do Amazonas.


Pode-se afirmar que:


A

todas estão corretas.


B

apenas uma esta correta.


C

a penas I e II estão corretas.


D

apenas li e IlI estão corretas.


E

todas estão incorretas.

Em relação às reformas previdenciárias ocorridas no governo FHC, entre 1998 e 1999, analise as afirmativas a seguir.


I. A aprovação de emenda constitucional em 1998 permitiu que o cálculo das aposentadorias do INSS passasse a ser assunto de legislação ordinária, sem a necessidade de um quórum parlamentar elevado.

II. Em 1999, foi aprovado o “fator previdenciário”, o qual ajusta o valor da aposentadoria de acordo com a idade de aposentadoria e o tempo de contribuição.

III. Estabeleceu, adicionalmente ao fator previdenciário, o fator 85/95, ou seja, que a soma mínima da idade de aposentadoria e tempo de contribuição passaria a ser 85 e 95 anos para mulheres e homens, respectivamente.


Assinale


A

se somente a afirmativa I estiver correta.


B

se somente a afirmativa II estiver correta.


C

se somente a afirmativa III estiver correta.


D

se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.


E

se todas as afirmativas estiverem corretas.

Há efeitos diretos da queda da taxa de crescimento populacional, verificada no passado recente da sociedade brasileira, sobre a qualidade de vida da população e, em especial, sobre o mercado de trabalho.


C
Certo

E
Errado

Com relação à política econômica dos dois primeiros anos do Governo Lula (2003–2004), analise as assertivas abaixo.

I. A taxa de juros foi reduzida.

II. O superávit fiscal primário foi reduzido.

III. Foram mantidos os compromissos firmados no acordo estabelecido com o FMI pelo Governo anterior.

É correto o que se afirma em


A
I, apenas.

B
II, apenas.

C
III, apenas.

D
I e II, apenas.

E
I e III, apenas.

Após o choque do petróleo em 1973, observaram-se queda da inflação e redução da taxa de crescimento da economia brasileira, o que solucionou os problemas de balanço de pagamentos do país.


C
Certo

E
Errado

Indique qual das seguintes opções de fato contribuiu para a notável expansão da produção e exportação agrícola a partir de 1999 no Brasil.


A

Um aumento considerável do apoio governamental na forma de subsídios, créditos e incentivos fiscais relativo às décadas anteriores.


B

Uma taxa de câmbio valorizada.


C

Ênfase em importação de tecnologias de países desenvolvidos.


D

A redução dos preços internacionais de commodities estimulando assim a produção para o mercado interno.


E

Um aumento significativo da produtividade, através da qual a produção cresceu a taxas significativamente acima da taxa de incorporação de novas áreas.

No plano econômico, o período de 1974-84 marca o auge e o esgotamento do modelo de crescimento vigente no país desde os anos 50, isto é, do modelo de industrialização por substituição de importações. A alternativa que não caracteriza o comportamento da economia brasileira nesse período é:


A

No governo Geisel, o traço distintivo da economia brasileira foi o forte crescimento econômico.


B

As dificuldades da economia brasileira ao longo do período de 1974-84 ocorreram em meio a um cenário externo favorável, ou Seja, sem a presença de choques econômicos.


C

No biênio 1979-80, manteve-se o crescimento vigoroso, mas o aumento da inflação e a deterioração das contas públicas já sinalizavam o esgotamento do modelo econômico de crescimento do Il PND.


D

O triênio 1981-83 foi marcado por grave desequilíbrio no balanço de pagamentos, na aceleração inflacionária e no desequilíbrio fiscal.


E

O período de 1974-78 marca uma fase de acomodação aos novos preços do petróleo.

Em 28 de fevereiro de 1986, o governo brasileiro lançou um conjunto de medidas visando à estabilização econômica. Com relação às medidas tomadas, assinale a alternativa incorreta.

A
Foi estabelecido um congelamento de preços dos bens e serviços.

B
A taxa de câmbio foi congelada.

C
Foi estabelecida uma nova moeda: o cruzado.

D
Foi estabelecido um “gatilho salarial” que garantia um reajuste automático dos salários sempre que a inflação alcançasse 20%.

E
Foi reduzida a proteção à indústria nacional frente aos produtos importados.

Em relação à privatização ocorrida na década de 1990, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O Programa Nacional de Desestatização, criado no início da década, foi responsável pela privatização de diversas empresas siderúrgicas e petroquímicas.

( ) Empresas do setor de serviços públicos foram privatizadas, além de bancos estaduais.

( ) Houve um processo de reprivatização, quando empresas estatizadas em situação de falência foram vendidas.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V, V e V.


B

V, V e F.


C

V, F e F.


D

F, V e F.


E

F, F e F.

Em agosto de 1979, o ministro Delfim Netto assumiu a Secretaria do Planejamento com uma proposta desenvolvimentista ao mesmo tempo que visava o combate à inflação.


Assinale a alternativa que está relacionada às medidas adotadas e seus respectivos resultados obtidos.


A

O controle das taxas de juros provocou uma contenção do crescimento inflacionário em função da queda das taxas de juros internacionais.


B

A maxidesvalorização no final de 1979 foi um dos catalisadores da aceleração inflacionária por ter elevado o custo das importações.


C

A nova política salarial que impôs a trimestralidade nos reajustes salariais acabou pressionando a taxa de inflação.


D

Apesar da maxidesvalorização ter sido uma das fontes inflacionárias da época, a mesma promoveu a melhora significativa do saldo comercial.


E

Houve contenção do crédito agrícola, devido à expectativa de safra deteriorada para o ano seguinte, o que contribuiu para a elevação dos preços dos derivados agrícolas.

Considere as seguintes afirmações relacionadas sobre o processo de industrialização do Brasil, na década de 30:

I – Estimulados pela legislação vigente o sistema financeiro privado ampliou as fontes de financiamento fortalecendo as linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Brasil.

II – No período houve maior participação do Estado. Uma das funções principais foi o de geração de infraestrutura básica, especialmente nas áreas de transporte e energia.

III – O processo de industrialização naquele período era concentrador de renda em especial por causa do êxodo rural e do caráter capital intensivo do investimento industrial.

IV – Uma das razões de tendência ao desequilíbrio externo era uma indústria sem competitividade que, devido ao protecionismo, visava a atender apenas o mercado interno, sem grandes possibilidades no mercado internacional.

Estão corretas


A
apenas a I e a II.

B
apenas a II e a III.

C
apenas a III e a IV.

D
apenas a I, a II e a III.

E
apenas a II, a III e a IV.

Nesse contexto........... e maior dificuldade de obter recursos, isto é, rolar os passivos acumulados, muitos países em desenvolvimento se viram com problemas com a dívida externa, levando à insolvência polonesa e argentina e à moratória mexicana, no chamado “setembro negro” (1982), o que provocou o rompimento do fluxo de recursos voluntário aos países em desenvolvimento.

Para o parágrafo citado, referindo-se ao período 1980-1984, a alternativa que completa corretamente a lacuna é


A
da crise asiática do dólar.

B
de oferta de produtos chineses com preços aviltados.

C
de taxas de juros muito elevadas.

D
da crise do petróleo.

E
da crise do mercado imobiliário americano.

Contribuíram diretamente para a queda da desigualdade brasileira a partir de 1993 todos os seguintes determinantes, exceto:


A

a Lei de Responsabilidade Fiscal.


B

declínio da inflação.


C

convergência rural-urbana.


D

redução no retorno à educação.


E

programas sociais de transferências governamentais.

Em relação ao Plano Real, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O ataque ao processo inflacionário ocorreu em três etapas: ajuste fiscal, indexação pela URV e conversão da URV na nova moeda (Real).

( ) Um dos pontos importantes do ajuste fiscal foi a criação do Fundo Social de Emergência, que ampliou os recursos exclusivos para o governo federal.

( ) Houve crescimento da demanda após a implantação do plano, fruto do aumento do poder aquisitivo das famílias de baixa renda.


As afirmativas são, respectivamente,


A

F, V e V.


B

V, F e F.


C

V, F e V.


D

V, V e F.


E

V, V e V.

A quebra do banco de investimentos Lehman Brothers significou um agravamento na crise financeira internacional e mudou drasticamente o cenário da economia brasileira no último trimestre de 2008. Uma das consequências da piora das condições da crise internacional foi a redução da oferta de dólares para empresas e instituições financeiras brasileiras. O Banco Central do Brasil (BCB) tomou, ainda em 2008 e nos primeiros meses de 2009, uma série de medidas, entre as quais estava(m)

I. a oferta de swap cambial para instituições financeiras.

II. os empréstimos em moeda estrangeira concedidos pelo BCB, com utilização das reservas internacionais através de leilões para as instituições financeiras.

III. a redução do prazo para que as instituições financeiras vendessem seus ativos em dólares e internalizassem os recursos no Brasil.

É correto o que está contido em


A
I, apenas.

B
II, apenas.

C
III, apenas.

D
I e II, apenas.

E
I e III, apenas.

O principal objetivo do Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG) foi a redução das desigualdades inter-regionais segundo o critério populacional.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado