

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com base no texto 16A1, e considerando-se que, em uma análise de equilíbrio de longo prazo, procure-se a combinação de capital e mão de obra que minimize o custo para a produção de uma quantidade determinada y do bem, é correto afirmar que, para qualquer y,
K = 800L.
K = 600L.
K = 500L.
K = 300L.
K = 200L.
Em certa economia, todas as empresas de determinado mercado atuam em concorrência perfeita com função custo total (CT), dada por CT = Q3 − 4Q2 + 24Q, em que Q representa a quantidade produzida de um único bem por cada empresa. Nessa economia, a demanda de mercado pelo bem em questão é dada por Qd = 120 − p, em que Qd representa a quantidade total demandada para o bem em cada nível de preço p.
Nessa situação, no longo prazo, com livre entrada e saída de empresas, o preço de equilíbrio de mercado será igual a
118.
24.
21.
20.
19.
Para que se alcance o equilíbrio competitivo de longo prazo, todas as empresas de um determinado setor devem registrar lucro econômico igual a zero, eliminando-se estímulos para entrada ou saída do mercado.
Certo
Errado
A respeito do equilíbrio da firma, assinale a opção correta.
Uma empresa deve encerrar suas atividades quando o preço de mercado é inferior ao custo variável médio.
Em mercados competitivos, o equilíbrio de longo prazo ocorre quando o lucro contábil das firmas é igual a zero.
Uma empresa competitiva se defronta com uma curva de demanda com inclinação negativa.
A maximização de lucros de uma empresa competitiva ocorre no ponto em que a receita marginal é igual ao custo total médio.
O excedente do produtor, dado pela diferença entre o preço de mercado de um bem e o seu custo marginal, é igual ao lucro.
Considere um mercado perfeitamente competitivo no qual as firmas podem entrar e sair livremente. Todas as firmas que operam (e vierem a operar) nesse mercado se defrontam com as mesmas funções de custo. Pode-se então dizer que em um equilíbrio de longo prazo o preço do bem será:
menor que o custo marginal e maior que ou igual ao custo médio.
igual ao custo marginal e maior que o custo médio.
maior que o custo marginal e maior que o custo médio.
igual ao custo marginal e igual ao custo médio.
maior que o custo marginal e igual ao custo médio.
Em uma indústria perfeitamente competitiva, sem barreiras à entrada e à saída, e com potenciais entrantes, cada firma tem uma estrutura de custos idêntica, não afetada pela entrada de novas firmas, e igual a c(q) = 75 + q + 3q2, para q > 0 e c (0) = 0, onde q é a quantidade produzida por cada firma. A demanda inversa de mercado é dada por p(Q) = 141 - 0,5Q, em que Q é a quantidade demandada e p o preço.
Então:
o preço de equilíbrio é igual a 15;
cada firma oferta duas unidades no longo prazo;
a curva de oferta de longo prazo da indústria será igual a p(Q) = 6Q + 1;
caso a demanda inversa de mercado se altere para p(Q) = 161 - 0,5Q, oito firmas entram na indústria no novo equilíbrio de longo prazo;
caso o governo decida instituir um imposto de três unidades monetárias por unidade vendida, o impacto tributário recai totalmente nos consumidores e a perda de peso morto da economia no longo prazo é igual a 18.
Os gráficos abaixo representam as possibilidades de lucro de estruturas típicas de mercado. Define-se: CMg (Custo Marginal), CTM (Custo Total Médio), CVM (Custo Variável Médio, RMg (Receita Marginal), D (Demanda) e P (Preço).

Observe os gráficos acima e considere as proposições.
I. O gráfico A pode representar uma empresa competitiva em equilíbrio de longo prazo. Nesse caso, a empresa produzirá a quantidade eficiente e obterá lucro econômico igual a zero.
II. A curto prazo, a empresa descrita no gráfico B deve produzir a quantidade que iguala a RMg com o CMg, mesmo que isso implique prejuízo. Mas no longo prazo deve sair desse mercado.
III. No gráfico C, vislumbra-se a situação de uma firma competitiva que apresenta prejuízo.
IV. A empresa representada no Gráfico D, provavelmente, atua em um mercado de concorrência monopolística e está em equilíbrio de longo prazo.
V. No gráfico C, pode-se identificar a eficiência do monopólio natural, pois o mesmo produzirá a quantidades na escala eficiente.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
Em um mercado de concorrência perfeita, a firma atinge sua produção de lucro máximo quando o preço de mercado do bem
é igual ao custo marginal e a curva de custo marginal é ascendente.
intercepta a curva de custo marginal quando esta é descendente.
é maior que o custo marginal da quantidade produzida e a curva de custo marginal é ascendente.
é inferior ao custo médio da quantidade produzida.
é igual ao custo variável médio da quantidade produzida.
No longo prazo, o equilíbrio da firma no mercado de concorrência perfeita é dado pela igualdade entre o preço prevalecente no mercado e o custo marginal de produção. Além disso, a inexistência de barreiras à entrada de novas firmas no mercado faz com que esse equilíbrio necessariamente se dê no ponto em que:
o custo total seja máximo.
a receita marginal seja igual ao custo mínimo.
o custo médio de produção seja mínimo.
o custo marginal seja mínimo.
o custo total seja mínimo.
Em um mercado de concorrência perfeita, a maximização do lucro de uma dada empresa, no curto e no longo prazo,
ocorre sob as mesmas condições de produção, nas quais os insumos produtivos são fixos.
varia, pois, no curto prazo, a empresa observa uma curva de demanda com inclinação negativa, ao passo que, no longo prazo, a demanda é representada por uma linha horizontal.
varia, pois, diferentemente do curto prazo, esta ocorre quando a empresa produz em um nível em que o custo marginal de longo prazo se iguala ao preço.
ocorre sob a mesma condição de igualdade entre o custo marginal e o custo médio.
ocorre sob a mesma condição de igualdade entr e a receita marginal e o custo marginal de curto prazo.
Analise as afirmativas a seguir sobre as estruturas de mercado e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas .
( ) Em mercados perfeitamente competitivos, o equilíbrio da firma se dá quando o preço é igual ao custo marginal.
( ) Uma empresa é um monopólio se é a única vendedora de seu produto e se seu produto possuir substitutos próximos.
( ) Discriminar preços em monopólio é a prática comercial de vender o mesmo produto por diferentes preços a diferentes clientes.
( ) Oligopólio é uma estrutura de mercado em que apenas poucos vendedores oferecem produtos similares ou idênticos.
( ) Competição monopolística é uma estrutura de mercado em que poucas empresas vendem produtos similares ou idênticos.
Assinale a sequência CORRETA .
F V F V V
V F V V F
F V V V F
V F V F V
Uma firma em concorrência perfeita tem a função de custo total CT=2q3 -12q2 +20q, onde q representa a quantidade produzida pela firma. Assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE o preço p* e a quantidade q* de equilíbrio de longo prazo.
(3, 5).
(3, 4).
(2, 2).
(2, 3).
Considerando o modelo de concorrência perfeita, indique a proposição verdadeira:
A curto prazo, a firma não produz abaixo do ponto mínimo da curva de custo variável total.
A curva de oferta da firma será dada pela curva de custo marginal, acima do custo fixo médio.
A receita média é igual a receita marginal.
A firma não é tomadora de preços.
No longo prazo a firma terá lucros extraordinários.
Com relação a mercados em concorrência perfeita, assinalar a alternativa CORRETA:
O equilíbrio de mercado é eficiente no sentido de Pareto.
No longo prazo, as empresas podem obter lucro econômico puro.
A diferenciação de produtos permite que o equilíbrio ocorra com um preço superior ao custo médio.
As ações de cada vendedor afetam todos os demais vendedores.
O equilíbrio de longo prazo em um mercado competitivo não permite a presença de lucro econômico por parte das firmas,
porque barreiras à entrada impedem o lucro.
porque nesse ponto cessa a atração de novas firmas nesse mercado.
porque sem lucro não haverá rentabilidade e a firma fecha.
desde que a informação não chegue ao concorrente.
porque sem lucro algumas firmas deixarão esse mercado.
O mercado de um determinado medicamento genérico é caracterizado como de concorrência perfeita. As funções de custo de uma empresa representativa desse mercado são dadas por:
Custo Total (CT) = 2q2+5q+50 e Custo Marginal (CMg) = 4q+5.
O preço de mercado de equilíbrio de longo prazo nesse mercado é:
Suponha uma empresa que atue em um mercado perfeitamente competitivo. O preço do produto é p, o nível do produto definido pela empresa é y e ela tem uma função custo igual a c(y).
Ela maximiza lucro quandodefine p igual a receita marginal.
escolhe y igual a receita marginal.
escolhe y tal que p seja igual ao custo marginal, mas acima da receita marginal.
escolhe y tal que p seja igual ao custo marginal.
define p igual ao custo marginal, visto que ela é fixadora de preço.
Em um mercado que se encaixa na estrutura de mercado de concorrência perfeita, a função de custo total (CT) de cada empresa (simétrica) é dada por CT = 20q² - 100q + 1000, na qual q é a quantidade produzida. A curva de demanda é dada pela função P = 500 - 10Q.
Assinale a alternativa que indique a quantidade que cada firma vai produzir.
12
60
124
380
600
Nos mercados organizados sob a forma de concorrência perfeita, o lucro econômico das empresas será nulo no equilíbrio de longo prazo.