

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em um mercado extrativista de carvão mineral, duas empresas dominam a oferta local (empresa A e empresa B). São consideradas um caso especial de oligopólio, um duopólio. Como interagem no mesmo ambiente, suas estratégias de produção (alta ou baixa) afetam mutuamente os lucros de ambas. A alta extração pressiona os preços para baixo e a baixa extração causa escassez, o que nivela para cima os preços. Os lucros individuais, então, vão oscilar e, devido à relação existente entre os retornos das empresas, diferentes resultados podem ocorrer. Todos os dias as empresas apenas decidem se vão produzir muito ou pouco. As possibilidades estão descritas na matriz de payoff abaixo:

Analise as proposições em relação à informação e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Caso o jogo tenha apenas uma rodada, a estratégia dominante e as possibilidades de lucro esperado, para a empresa B, será de produção alta e um lucro de $ 8 bi ou $ 12 bi.
( ) Em um eventual conluio, ambas as empresas ganhariam o máximo lucro, ou seja, $ 12 bi para cada.
( ) Caso ambas as empresas empreguem as suas respectivas estratégias dominantes, a produção será alta e o lucro será o máximo possível para cada, na primeira rodada.
( ) Supondo um conluio no início do jogo, o lucro na rodada seguinte será de $ 12 bi para a empresa B, caso ela rompa o acordo e a empresa A coopere.
( ) Na possiblidade de jogos repetidos ao infinito sem conluio, a adoção da estratégia tit-for-tat (olho-por-olho), por ambas as empresas, resultará em um equilíbrio de Nash.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
( ) F – F – F – V – V
( ) V – F – F – V – V
( ) F – V – V – V – F
( ) F – V – F – F – V
( ) V – F – V – F – F
Considere o jogo estático descrito pela matriz abaixo, que descreve a relação entre dois jogadores 1 e 2,

onde 0 ≤y≤1 é uma constante.
Com base nesse jogo, analise as afirmativas a seguir.
Se y = 3, um equilíbrio de Nash do jogo seria Ana jogar I e Bia jogar III.
Se esse jogo fosse transformado em um jogo sequencial com Ana jogando primeiro, e se y = 1, um equilíbrio perfeito em subjogos desse novo jogo sequencial seria Ana jogar I, e Bia jogar IV quando Ana escolher I, e IV quando Ana escolher II.
III. O jogo acima é do tipo “dilema dos prisioneiros”.
Está correto somente o que se afirma em:
I;
II;
III;
I e II;
II e III.
A estrutura de mercado em que demandadores concentram em suas mãos a compra dos fatores de produção em condições de influenciar nos preços de mercado e que sempre estão em número reduzido é:
Monopsônio.
Concorrência monopsonística.
Oligopólio.
Monopólio.
Oligopsônio.
Considere a situação, em que as Firmas 1 e 2 atuam independentemente e decidem se vão cobrar preços altos ou baixos. O jogo possui informação perfeita e completa.

É um equilíbrio de Nash, em um jogo de um período, a combinação
O equilíbrio de Nash é sempre uma situação Pareto ótimo.
O concorrente seletivo não reage com firmeza ou rapidez a nenhum tipo de movimento do rival.

A solução do jogo trata de definir o(s) equilíbrio(s) Nash pertinentes ao caso descrito. Assim, o(s) equilíbrio(s)
de Nash perfeito em subjogos é {A; (B’',B'’)}
de Nash perfeito em subjogos é {B; (A’',A'’)}
de Nash são {A; (B’',B'’)} e {B; (B’',A'’)}
de Nash são {A; (A1',B'’)} e {B; (A’',A'’)}
de Nash é {B;A’'}
Considere:
I. Aplicando-se a Teoria dos Jogos à análise do oligopólio, pode-se dizer que uma empresa tem uma estratégia dominante quando os resultados obtidos com sua utilização são sempre os melhores, independentemente da atuação dos demais oligopolistas.
II. Os oligopolistas têm dificuldades em adotar comportamentos cooperativos, dado que uns desconfiam das ações dos outros. Esta situação pode ser bem compreendida a partir da análise do modelo do “dilema dos prisioneiros” utilizado na Teoria dos Jogos.
III. O Equilíbrio de Nash é um conjunto de estratégias no qual cada agente faz o melhor que pode, independentemente das ações de seus concorrentes.
IV. Há um equilíbrio de estratégias dominantes quando cada agente faz o melhor que pode em função das ações de seus concorrentes.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I e IV.
II e IV.
III e IV.
Em uma região existem muitos fazendeiros produzindo milho. Para escoar as suas respectivas produções, esses fazendeiros podem estabelecer relações comerciais com os três atacadistas atuantes na região. A situação descrita caracteriza que tipo de estrutura de mercado?
Monopsônio.
Concorrência monopolística.
Oligopsônio.
Oligopólio bilateral.
Oligopólio diferenciado.
Duas empresas concorrem em um mercado de produtos homogêneos caracterizado por um duopólio de Cournot. A demanda de mercado é dada por: p = 200 – q1 – q2. Supondo custos simétricos tais que ci = 20qi, o lucro de cada empresa em um jogo simultâneo é:
1200
2400
3400
4200
4800
Nesta questão, tem-se somente uma única alternativa correta. Marque-a, considerando que o jogo abaixo está representado pela matriz de payoffs, na qual I e II são estratégias (industriais) disponíveis para a empresa X e III e IV são estratégias (industriais) disponíveis para a sua concorrente, a empresa Y.
III | IV | |
I | (2,2) | (0,0) |
II | (0,0) | (4,4) |
Segundo a matriz, a combinação das estratégias II e IV representa um equilíbrio com estratégia (industrial) dominante.
De acordo com a matriz, o jogo não apresenta nenhum equilíbrio com estratégias (industriais) dominantes, mas também não apresenta nenhum equilíbrio de Nash.
De acordo com a matriz, o jogo apresenta dois equilíbrios de Nash e nenhum equilíbrio com estratégia (industrial) dominante.
O jogo acima apresenta dois equilíbrios com estratégias (industriais) dominantes e dois equilíbrios de Nash.
A combinação das estratégias I e II não é um equilíbrio de Nash, entretanto, refere-se a um equilíbrio com estratégias (industriais) dominantes.
No jogo dilema dos prisioneiros, cujos resultados estão apresentados na tabela a seguir, a estratégia (não confessar, não confessar) é uma estratégia estritamente dominante.
