

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A política monetária e as operações de mercado aberto se baseiam no comportamento da demanda por moeda. Sabe-se que o total de moeda que os indivíduos pretendem manter em sua posse irá aumentar à medida que:
a renda diminuir
a oferta de moeda diminuir
as taxas de juros aumentarem
os níveis de transações aumentarem
Na atualidade, para que uma moeda seja aceita como meio de troca, o país que a emite deve ter reservas em ouro em quantidades suficientes, de acordo com o denominado padrão-ouro.
Certo
Errado
Dentre as principais políticas econômicas adotadas pelo governo para estimular a economia de um país e promover a estabilidade, destacam-se as Políticas Monetárias e Políticas fiscais. No que diz respeito a essas políticas adotadas numa economia aberta, é correto afirmar que:
Sob taxas de câmbio fixas, o banco central abre mão da política monetária como um instrumento de política econômica. Uma taxa de câmbio fixa implica uma taxa de juros interna igual à taxa de juros externa.
Uma política fiscal expansionista causa o aumento do produto, um aumento da taxa de juros e uma apreciação na moeda nacional.
Uma política monetária contracionista provoca uma queda do produto, uma elevação da taxa de juros e uma apreciação na moeda nacional.
O efeito da política fiscal, no que diz respeito a elevação do produto, tem mais poder sob taxa de câmbio flexível do que sob taxas de câmbio fixo, isto porque a política fiscal desencadeia uma acomodação monetária.
As políticas econômicas podem estimular a produção econômica, promovendo avanço no produto interno bruto, ou inibir a produção, com intuito de promover a estabilidade. A partir dessa função das políticas econômicas é correto afirmar que:
Uma política monetária pode alterar a taxa de juros e a quantidade de moeda em circulação numa determinada economia.
Uma política fiscal pode alterar as regras do comércio internacional para estimular as exportações de um determinado país.
Uma variação nos gastos do governo é considerada uma política monetária aplicada por este país.
Para que uma política fiscal seja eficaz é necessário que seja utilizado alguns instrumentos, como mudança na taxa de redesconto, taxa compulsória ou operações de mercado aberto.
O instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para cobrir a insuficiência de caixa das instituições financeiras, decorrente de problemas de liquidez, denomina-se
reservas bancárias.
redesconto.
operações de mercado aberto.
taxa de juros.
controle do crédito.
Por meio da Política Monetária o governo pode interferir no nível de liquidez da economia. Em relação à Política Monetária que fora implementada no Brasil nos últimos anos, especialmente após a Crise do Subprime, assinale a alternativa INCORRETA.
Houve redução dos gastos públicos.
Optou-se por aumentar a oferta de crédito ao consumidor.
Ocorreu a redução dos depósitos compulsórios do sistema bancário.
Obteve-se um aumento da renda disponível ao público não bancário.
Foram adotadas medidas para evitar problemas de liquidez nas instituições financeiras nacionais.
Considerando que a demanda por moeda é perfeitamente elástica à renda, pode-se afirmar que:
a política monetária é forte.
o investimento é inelástico à renda.
a LM é horizontal.
a demanda por moeda é elástica à taxa de juros.
a IS é vertical.
NÃO consiste em um instrumento de política antiinflacionária
a diminuição da taxa de juros básica (Selic).
a venda de títulos públicos.
a elevação da taxa sobre as reservas compulsórias.
o controle das emissões de moeda.
o aumento da regulamentação no mercado de crédito.
Política Monetária:
I – É o conjunto de medidas para controlar o volume da liquidez global à disposição dos agentes econômicos.
II – O Governo atua sobre a quantidade de moeda de crédito e sobre o índice das taxas de juros de sua economia.
III – A Caixa Econômica Federal e os Bancos múltiplos são as principais instituições financeiras que fornecem dados para o depósito do FGC, para o mercado de crédito e mercado de câmbio.
IV – Tem atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global.
As afirmativas corretas são:
I, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
Todas estão corretas.
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta quanto à pergunta a seguir:
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
I, II, e III estão incorretas.
Considere a sentença abaixo formada por duas asserções.
A eficácia da política monetária em controlar a demanda agregada pode variar
PORQUE
em um país que possui dívida pública com vencimento no curto prazo, ou indexada pela taxa de juros de curto prazo, alterações nas taxas de juros não produzem mudanças no valor de mercado do estoque da dívida, provocando um efeito-riqueza.
É correto afirmar:
Em 1937, John Hicks resumiu a descrição de J. M. Keynes sobre o funcionamento conjunto do mercado de bens e do mercado monetário, considerada por aquele uma das principais contribuições desse autor. Essa análise, ampliada posteriormente por Alvin Hansen, foi formalizada no conhecido modelo IS-LM. Analise as afirmativas abaixo relativas ao tema e assinale a alternativa correta.
I. Uma política fiscal contracionista como o aumento de impostos desloca a curva de equilíbrio do mercado de bens (IS) para a direita e a economia se move sobre a curva de equilíbrio no mercado monetário (LM). Isso leva a uma diminuição do nível do produto de equilíbrio e da taxa de juros de equilíbrio.
II. Uma política monetária expansionista desloca a curva de equilíbrio do mercado monetário (LM) para cima. Porém, com a queda dos investimentos e considerando que a curva de equilíbrio do mercado de bens (IS) é negativamente inclinada, essa expansão monetária terá efeitos reais apenas no curto prazo.
III. Com um aumento de impostos, a curva de equilíbrio no mercado monetário (LM) não se desloca. No entanto, há queda da taxa de juros de equilíbrio e diminuição do nível de produto de equilíbrio.
IV. Uma expansão fiscal desloca a curva de equilíbrio do mercado de bens (IS) para a direita, levando a um aumento do produto e da taxa de juros.
V. Uma expansão monetária desloca a curva de equilíbrio do mercado monetário (LM), mas não a curva de equilíbrio do mercado de bens (IS). Como o nível de produto é dado no mercado de bens, ele não é afetado por essa expansão.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
I e IV
I e V
II e III
III e IV
IV e V
Dois instrumentos de política macroeconômica, frequentemente utilizados pelos governos, são a política monetária e a política fiscal.
Para uma economia fechada, assinale a alternativa correta.
No modelo IS/LM, uma curva LM vertical implica que uma política fiscal será eficaz na determinação do nível de renda agregada.
No modelo IS/LM, uma curva IS vertical implica que uma política monetária será eficaz na determinação do nível de renda agregada.
No modelo clássico, a teoria quantitativa da moeda implica que políticas monetárias expansionistas devem elevar a renda nominal da economia.
No modelo keynesiano simplificado, a magnitude do multiplicador de gastos é inversamente relacionada com a propensão marginal a consumir.
O modelo clássico baseado no funcionamento da lei de Say implica que políticas fiscais expansionistas são necessárias para estimular a demanda agregada.
Quais são as combinações de políticas que, na prática, são usadas frequentemente juntas?
Combinação de políticas cambial e social.
Combinação de políticas monetária e social.
Combinação de políticas monetária e fiscal.
Combinação de políticas social e fiscal.
Combinação de políticas fiscal e orçamentária.
Se o público retém 80% dos meios de pagamentos em depósitos a vista nos bancos comerciais, supondo que alíquota de depósito compulsório de 30% e que, além disso, os bancos retêm 7,5% dos depósitos a vista como reserva para contingência e se o saldo de papel moeda em circulação for de 5 trilhões de unidades monetárias, pode-se afirmar que:
o multiplicador da base monetária é igual a 2.
o volume do papel moeda em poder do público é de 10 trilhões de unidades monetárias.
a base monetária é igual a 2 trilhões de unidades monetárias.
o total de depósitos a vista nos bancos comerciais é de 2 trilhões de unidades monetárias.
o estoque dos meios de pagamento é de 50 trilhões de unidades monetárias.
Não se consideram instrumentos de política monetária no Brasil:
depósitos compulsórios
operações de open-market
condições de redesconto
alterações na taxa de juros básica da economia
alterações nos gastos do governo