

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A política monetária contribui para elevar o nível de atividades e de emprego na economia, a curto prazo, promovendo uma política monetária expansionista, que pode ser executada utilizando:
o aumento da taxa de redesconto.
avenda de títulos públicos ao mercado.
a diminuição da emissão de moeda.
a restrição de créditos.
a diminuição da taxa do compulsório.
O Banco Central do Brasil (Bacen) é a instituição responsável pela política monetária do país. Assim sendo, assinale a alternativa correta:
Se o objetivo é o controle da inflação, o bacen implementará uma política monetária restritiva, elevando o percentual da taxa Selic.
Um dos principais instrumentos de política monetária do bacen é o spread bancário.
Ao reduzir o percentual do depósito compulsório sobre os depósitos a vista, o bacen implementa uma política monetária restritiva e o objetivo é o controle da inflação.
Uma política monetária excessivamente restritiva tende a reduzir o nível de desemprego no país.
Em relação à política monetária, é incorreto afirmar que:
tudo mais constante e considerando que o multiplicador monetário é maior do que um, as compras de títulos pelo Banco Central elevam os Meios de Pagamentos.
considerando o balancete do Banco Central, a Base Monetária pode ser alterada a partir das denominadas “operações ativas” do Banco Central.
tudo mais constante, quanto maior for o coeficiente “(encaixes totais dos bancos comerciais)/ (depósitos à vista realizados nos bancos comerciais)”, menor serão os Meios de Pagamentos.
o Banco Central possui total controle sobre o multiplicador monetário por poder exercer influência plena sobre os denominados “coeficientes de comportamento monetário”.
se o multiplicador monetário é maior do que um, então o agregado monetário M1 será necessariamente maior do que a Base Monetária.
Em comparação à situação de fixação da taxa de juros, quando o Banco Central mantém inalterada a quantidade de moeda, há menos choques reais na volatilidade da renda.
O exemplo de política monetária restritiva é:
redução da taxa de juros Selic
redução dos depósitos compulsórios
aumento da taxa de juros Selic
desvalorização cambial
valorização cambial
Em relação à eficiência das políticas monetária e fiscal expansivas para reduzir a taxa de desemprego involuntário em uma economia aberta, com livre movimentação de capitais e oferta agregada infinitamente elástica em relação ao nível geral de preços, é correto afirmar que
a política monetária é eficiente se a demanda de moeda for infinitamente elástica em relação à taxa de juros.
a política monetária não é eficiente em uma economia com taxas de câmbio fixas.
a política fiscal expansiva é eficiente caso a economia adote o regime de taxas de câmbio flexíveis.
tanto a política fiscal quanto a monetária são ineficientes no regime de taxas de câmbio fixas.
a política fiscal expansiva é eficiente se a demanda de moeda for totalmente inelástica em relação à taxa de juros.
A crise mundial de 2008 atingiu a economia brasileira no último trimestre do mesmo ano, causando uma queda de produto de 2,7% em relação ao trimestre anterior. Nessa situação, qual combinação de política monetária e fiscal deve ser adotada?
Política monetária expansionista com redução da Selic e fiscal contracionista com redução do IPI.
Política monetária expansionista com elevação das reservas compulsórias e fiscal expansionista com redução do IPI.
Política monetária expansionista com redução da Selic e fiscal expansionista com elevação dos gastos do governo.
Política monetária contracionista com redução da Selic e fiscal contracionista com redução do IPI.
Política monetária expansionista com redução da Selic e fiscal contracionista com redução do IPI.
Em um país de economia aberta e com perfeita mobilidade de capitais que pretenda expandir o produto,
a política monetária será eficaz apenas se a taxa de câmbio for flexível.
apenas a política fiscal será eficaz se a taxa de câmbio for flexível.
apenas a política monetária será eficaz se a taxa de câmbio for fixa.
as políticas monetária e fiscal serão eficazes apenas se a taxa de câmbio for fixa.
apenas a política monetária será eficaz se a taxa de câmbio for flexível.
A respeito da execução de política monetária no Brasil, assinale a afirmativa correta.
O Banco Central determina a taxa sobre os depósitos interbancários que geram o agregado monetário M2.
O tamanho do Déficit Operacional é o mecanismo pelo qual o Banco Central regula a SELIC.
O Sistema de Metas de Inflação tem como base o IGP-M, cuja variação determina as escolhas de política monetária do Banco Central.
As operações no mercado aberto de títulos públicos representam uma das formas pelas quais o Banco Central controla a quantidade de moeda e, por sua vez, a taxa de juros.
O Banco Central utiliza as taxas dos debêntures para controlar a variação da quantidade de Moeda na economia e, por sua vez, da taxa de juros.
Se o multiplicador dos meios de pagamento em certo país for igual a 2, isso significa que o(a)
total de meios de pagamento é o dobro do PIB.
total de empréstimos é o dobro dos depósitos nos bancos.
total de meios de pagamentos é o dobro da base monetária.
velocidade renda de circulação de moeda é 0,5.
taxa de inflação no país deve dobrar.
A respeito da política monetária moderna e seus instrumentos aplicados em grande parte dos países, é correto afirmar:
Aceita-se de forma implícita que o Banco Central não pode determinar a taxa de juros de curto prazo.
Metas estipuladas para inflação, taxas de juros de curto prazo e déficit público são ajustadas para que se obtenha situação de emprego pleno dos fatores no longo prazo, como sugerido pelo economista norte-americano Robert Lucas, na década de 1970.
Acredita-se que a inflação é predominantemente, se não exclusivamente, causada por excessos de demanda, utilizando ajustes na taxa de juros para desestimular o consumo e o investimento.
Orienta-se pela adoção de metas para o crescimento do agregado monetário e de tetos para o crescimento do emprego e da renda, conforme defendido pelo economista norte-americano Ben Bernanke, na década de 1960.
A taxa de juros de curto prazo é ajustada em acordo com a diferença entre o crescimento do emprego e o dos preços, de modo a afetar positivamente a demanda por trabalho e negativamente o nível de preços, como propôs o economista francês Maurice Allais na década de 1960.
Com relação aos efeitos das políticas fiscal, monetária e cambial na economia, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma política monetária expansionista resulta em desvalorização cambial e no aumento da relação entre o montante da dívida pública e o PIB.
II. Uma política fiscal contracionista diminui a relação entre o montante da dívida pública e o PIB e também ajuda no combate à inflação.
III. Uma política de desvalorização cambial gera aumento nos índices de inflação e no nível de atividade econômica.
Assinale:
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Entre as várias ações do Banco Central que resultam numa política monetária expansionista, NÃO se encontra a
compra de moeda estrangeira no mercado cambial.
compra de títulos federais no mercado aberto.
venda de títulos federais no mercado aberto.
redução do percentual de recolhimento compulsório dos bancos ao Banco Central.
redução da taxa de juros dos empréstimos de liquidez do Banco Central aos bancos.
No Brasil, a política monetária se orienta pelo regime de “metas de inflação”, as quais
se referem ao índice de preços IPCA do IBGE, sem qualquer expurgo.
são fixadas pelo presidente do Banco Central, com antecedência trimestral.
são revistas mensalmente pelo Comitê de Política Monetária (COPOM).
constituem um modelo de política monetária adotado apenas no Brasil.
implicam a eliminação do déficit orçamentário do setor público.