O currículo da Educação Física, quando tem inspirações multiculturais, não fica limitado a ensinar a tolerância e o respeito, mas também analisa, em uma perspectiva crítica, os motivos da desigualdade. Entende-se, então, um currículo multicultural como sendo permeado pela democracia e respeito à pluralidade.
Adaptado de SILVA, C.S.; DRIGO, A.J. A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
A partir das informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É dispensável que os idealizadores das propostas curriculares se aproximem dos campos de atuação profissional, verificando a relação entre currículo prescrito e currículo em ação a partir de ações coletivas, reflexões e intervenções de acordo com a realidade.
PORQUE
II. Quando se compreende o currículo como algo dinâmico e que possibilita a inclusão de determinados conhecimentos, bem como se inscreve como um facilitador para que se tenha acesso a tais temas, deve-se questionar quais os conhecimentos devem ser priorizados em termos de atividade física adaptada.
Assinale a alternativa CORRETA:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções Ie II são proposições falsas.