Imagem de fundo

Na Educação Física escolar, o esporte é um aliado no trabalho de construção da cidadani...

Na Educação Física escolar, o esporte é um aliado no trabalho de construção da cidadania e do desenvolvimento da formação moral do sujeito.


Assim, considerando-se esse pressuposto, caracterizam, respectivamente, a fase da heteronomia e a fase da autonomia, as seguintes atitudes dos alunos frente às regras do jogo:


A

jogam livremente sem regras; se sentem intimados a cumprir exatamente as regras propostas pelo professor.


B

obedecem as regras exigidas pelo professor; desprezam às regras em nome da gratuidade lúdica.


C

respeitam as regras do jogo em nome da consciência de sua importância para o grupo; paralisam diante de uma situação-problema, não conseguindo fazer nenhum movimento a não ser aquele que é autorizado pelo professor.


D

obedecem rigorosamente às regras ditadas pelo professor; refletem junto com o professor sobre o papel das regras e de sua flexibilidade em nome do contrato coletivo.


E

obedecem ao professor por medo; se sentem intimidados a não tentarem nada de novo em nome do cumprimento das regras.