Imagem de fundo

A ginástica rítmica desportiva, no ambiente escolar, deve...

A ginástica rítmica desportiva, no ambiente escolar, deve ter por objetivo auxiliar o desenvolvimento psicomotor do participante, independente de sexo ou de idade. As turmas podem ser divididas, se possível, por faixas etárias mais ou menos homogêneas, porém, este pré-requisito não constitui impedimento para que a atividade seja desenvolvida. Paralelamente ao desenvolvimento/aprimoramento da motricidade, a ginástica rítmica desportiva proporciona um trabalho de grande valor sobre as qualidades físicas, que darão o suporte necessário para a realização dos movimentos inerentes a esta atividade. O trabalho da ginástica rítmica desportiva desenvolve as qualidades físicas, também chamadas de valências físicas, envolvidas diretamente com os movimentos da modalidade e que necessitam ser trabalhadas. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.


( ) Equilíbrio – combinações de ações musculares com o propósito de assumir e de sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.

( ) Agilidade – qualidade de executar movimentos rápidos, ligeiros com mudança de direção.

( ) Flexibilidade – execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação, ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão.

( ) Força – do ponto de vista fisiológico é a capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de diferentes ações musculares.

( ) Ritmo – fluência de movimentos em repetições compassadas que fazem parte de um conjunto de movimentos ordenados no tempo e espaço.


A sequência correta de cima para baixo é:


A

F, V, V, F, V.


B

V, F, F, V, F.


C

V, V, V, V, V.


D

F, F, V, F, V.


E

V, V, F, V, F.