

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o trecho a seguir.
Uma importante tarefa do educador físico é propiciar ao estudante o prazer na prática da atividade física. Portanto, algumas adaptações nos jogos, possibilitam valorizar habilidades individuais permitindo integralizar todo o grupo da classe, que naturalmente é heterogêneo, criando um ambiente favorável e prazeroso, despertando o interesse daqueles que até então ficavam margeados durante as aulas de Educação Física.
Fonte: FRAJÁCOMO, Mauricio Tadeu et al. Adaptações de modalidades esportivas” propostas de atividades para a educação física no ensino fundamental. Revista Brasileira Multidisciplinar, v. 11, n. 1, p. 167-176, 2007.
Sobre as adaptações dos desportos tradicionais, é INCORRETO afirmar que:
O novo modelo de esportes tradicionais adaptados torna a aula de educação física menos abrangente, apesar da proposta inovadora de incentivar a prática da mesma com o intuito de criar uma população de adultos mais saudáveis.
No jogo de futebol escolar, uma sugestão para integralizar os alunos é determinar o limite de toques na bola pelos componentes do time por jogador e somente validar o gol de determinado time se a bola for passada, como, por exemplo, pelo número “X” de jogadores, dentre eles as meninas e que os gols marcados por elas tenham peso dois.
Ao misturarmos as duas modalidades como handebol e futebol, origina-se o “Handfut”, onde os meninos jogam futebol e simultaneamente as meninas handebol, sendo que quando as meninas estão com a posse de bola, somente meninas poderão interceptá-las.
Com a nova proposta as alterações das regras e a criação de novas modalidades, nivela-se de certa forma toda a classe e permite àqueles menos hábeis, maior interesse na participação.
Quando o professor utiliza a adaptação dos desportos tradicionais, torna-se possível atingir objetivos muito mais abrangentes e despertar maior interesse na prática da atividade física.