Imagem de fundo

A síndrome de burnout é associada ao trabalho e decorre da exposição prolongada aos est...

A síndrome de burnout é associada ao trabalho e decorre da exposição prolongada aos estressores laborais e falta de apoio social, o que gera desgaste físico e psíquico no trabalhador. Considerando o crescimento do número de trabalhadores acometidos por esse adoecimento no trabalho, assinale a alternativa correta.
A
O burnout é caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos e psíquicos, consequentes da má adaptação ao trabalho e com intensa carga emocional e pode estar acompanhado de frustração em relação a si e ao trabalho.
B
A síndrome não é caracterizada pela autopercepção de desgaste emocional e despersonalização.
C
O indivíduo com burnout apresenta alteração nos respectivos sentimentos, porém não é observado comportamento frio e impessoal em relação às pessoas e situações.
D
A sensação de haver chegado ao limite das forças não está associada a expectativas elevadas, que muitas vezes não são concretizadas no ambiente de trabalho.
E
Aparece de forma genérica no Código Internacional de Doenças (CID-10), no código Z73.0 do Capítulo XXI, que trata dos fatores que influenciam o estado de saúde e o contato com os serviços de saúde, e é entendida como uma desordem mental grave com sequelas irreversíveis.