Imagem de fundo

Quanto à assistência à gestante e à importância da nutrição...

Quanto à assistência à gestante e à importância da nutrição no período gestacional, é correto afirmar que:


A

o folato é importante para a prevenção de defeitos no tubo neural, pois sua deficiência impede a divisão celular e a síntese proteica.


B

o consumo de cálcio na gestação não tem relação com a prevenção de doença hipertensiva, mas com a formação óssea fetal.


C

a necessidade de ferro aumenta no início da gravidez, principalmente no primeiro trimestre, mesmo em mulheres sem anemia evidente.


D

o zinco deve ser suprimido da dieta da gestante, por apresentar evidência de elevada incidência de prematuridade.


E

a carência de iodo não está associada a abortamento, morte fetal, anomalias congênitas ou efeitos neurológicos, mas, sim, a bócio fetal.