Imagem de fundo

Uma criança de cinco anos, vítima de atropelamento, chega...

Uma criança de cinco anos, vítima de atropelamento, chega ao setor de Emergência com sinais de choque. Considerando os aspectos especiais no atendimento quando se trata de crianças, assinale a alternativa correta.


A

Considerar hemorragia intra-abdominal, pneumotórax hipertensivo, tamponamento pericárdico ou lesão de medula óssea como causas de choque.


B

Para abertura da via aérea, devido à desproporção da cabeça, que é maior nas crianças, o bom posicionamento necessita de apoio da porção frontal, com rebaixamento do tronco, evitando a flexão lombar.


C

Se for trauma maxilofacial ou suspeita de fratura craniana basilar, deve-se inserir tubo nasogástrico em vez de orogástrico


D

Além da epinefrina, administrar o albuterol, se necessário, para o tratamento do broncoespasmo, por nebulização intermitente ou nebulização contínua e/ou anti-histamínicos.


E

Lesão torácica deve ser suspeitada em todos os traumas tóraco-abdominais se houver presença de lesões externas.