Imagem de fundo

Magnólia é uma menina de 07 meses. Apresenta um sinal geral...

Magnólia é uma menina de 07 meses. Apresenta um sinal geral de perigo: está letárgica. Tem diarreia com desidratação, porém nenhuma outra classificação grave, de modo que o profissional de saúde recorrerá ao Plano C. Como o profissional de saúde pode administrar terapia IV, tratará Magnólia no Serviço de Saúde. Caso Magnólia se reidrate devidamente e se recupere da letargia, não precisará ser referida a um hospital.

O caso descrito prevê que o profissional de saúde aja de acordo com a seguinte terapêutica:


A

Por se tratar de um caso classificado como grave (presença de um sinal de alerta), a criança deve ser imediatamente encaminhada para um serviço de urgência/emergência, em hidratação IV durante o trajeto e acompanhada por um profissional de saúde.


B

Deve-se dar alimentos e líquidos para tratar a diarreia em casa, administrar ferro durante 10 dias, alertar o responsável sobre os sinais de alerta.


C

Se houver comprometimento do estado geral, deve-se administrar um antibiótico recomendado em sua região para Shigella, além de selênio por 10 dias.


D

Não há sinais suficientes para classificar como desidratação, logo o bebê deve ser acompanhado por cinco dias para os sinais de alerta, sendo suplementado ferro por 10 dias.


E

Além de iniciar terapia endovenosa, deve-se administrar SRO na unidade de saúde até hidratar (plano B), administrar zinco por 10 dias, alertar o responsável sobre os sinais de alerta.