

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Caso hipotético: Uma criança de 2 anos, do sexo feminino, é levada à unidade básica de saúde com história de diarreia líquida há três dias, caracterizada por evacuações frequentes, volumosas e sem sangue ou muco. Ao exame físico, a criança apresenta-se irritada, com sede intensa, ingerindo líquidos de forma ávida, olhos encovados e sinal da prega cutânea com retorno lento. A mãe refere que, nas últimas 24 horas, houve redução do apetite. Peso: 12 kg.
A partir desse contexto, e de acordo com as recomendações do Manual de quadros de procedimentos: Aidpi Criança: 2 meses a 5 anos do Ministério da Saúde (2017), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- É indicada terapia de reidratação oral com aproximadamente 75 mL/kg de solução de reidratação oral, administrada ao longo de 4 horas, em unidade de saúde.
PORQUE
II- A criança apresenta sinais de desidratação grave.
A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
as asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
a asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
as asserções I e II são proposições falsas.
Uma Unidade Básica de Saúde identifica aumento de casos de diarreia aguda em uma comunidade após período de fortes chuvas. A equipe de enfermagem participa do monitoramento e da orientação à população. Considerando os princípios da vigilância epidemiológica, das ações de prevenção e da promoção da saúde no âmbito da Atenção Primária, qual medida está alinhada às atribuições do técnico em enfermagem sob supervisão?
Orientar sobre higiene das mãos, cuidados com a água para consumo e limpeza de utensílios, registrando casos suspeitos e informando a equipe para acompanhamento.
Determinar a interdição de poços e reservatórios domiciliares, bem como executar ações de controle ambiental no território.
Acompanhar apenas casos já confirmados, uma vez que a busca ativa e o registro de suspeitas não fazem parte das atividades da vigilância.
Realizar diagnóstico clínico dos casos confirmados e prescrever terapia de reidratação oral e medicamentosa diretamente ao usuário.
Definir, de forma autônoma, o protocolo municipal de investigação dos surtos, estabelecendo critérios de notificação e fluxos de laboratório.
A Doença Diarreica Aguda (DDA) representa um importante problema de saúde pública, especialmente em locais com condições inadequadas de saneamento e higiene. Sua transmissão está relacionada a diferentes agentes etiologicos e pode ocorrer por diversas vias, favorecendo a ocorrência de surtos em ambientes coletivos. Considerando as características epidemiologicas da DDA, assinale a alternativa CORRETA.
Escolas, creches, hospitais e penitenciárias apresentam maior risco para a transmissão da DDA devido à proximidade entre as pessoas e à possibilidade de contaminação ambiental.
A transmissão da DDA ocorre exclusivamente por meio da ingestão de água contaminada, não havendo participação de alimentos ou contato interpessoal.
A DDA é causada apenas por bactérias, sendo os vírus e parasitos agentes sem relevância epidemiológica.
A presença de diarreia com muco ou sangue exclui o diagnóstico de Doença Diarreica Aguda.
A assistência à criança na Atenção Básica envolve ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e identificação precoce de sinais de risco. O Técnico de Enfermagem atua no apoio às consultas, no acolhimento e na observação de sinais clínicos que indiquem necessidade de avaliação pela equipe. Durante o atendimento a uma criança com quadro de diarreia há dois dias, o técnico observa sinais clínicos sugestivos de desidratação. Considerando as atribuições do Técnico de Enfermagem na Atenção Básica, qual conduta está CORRETA?
Observar os sinais clínicos apresentados, orientar o responsável conforme os protocolos institucionais e comunicar a equipe de saúde para avaliação da criança.
Prescrever solução de reidratação oral, definir a quantidade a ser administrada e orientar o responsável quanto ao esquema de tratamento domiciliar.
Encerrar o atendimento sem fornecer orientações, aguardando a resolução espontânea do quadro clínico apresentado pela criança.
Administrar medicação antidiarreica por iniciativa própria, sem prescrição, com o objetivo de interromper os episódios de diarreia.
Uma criança de 2 anos é admitida em unidade pediátrica com diarreia aquosa, persistente há 48 horas e vômitos frequentes. Ao exame, apresenta extremidades frias e marmoreadas, enchimento capilar de 4 segundos, turgor cutâneo severamente diminuído, letargia leve, oligúria e pressão arterial limítrofe. A criança aceita líquidos em pequenas quantidades.
Considerando o protocolo de desidratação grave da OMS/UNICEF, qual é a conduta de enfermagem prioritária?
Iniciar reidratação com Soro de Reidratação Oral (100 mL/kg) nas primeiras 4 horas, mesmo com aceitação parcial, monitorando sinais vitais e diurese.
Administrar bolus intravenoso de solução isotônica 20 mL/kg em 5–10 minutos, com monitoramento contínuo de sinais vitais, perfusão periférica e consciência, seguido imediatamente de reidratação oral fracionada conforme tolerância.
Administrar bolus intravenoso de solução isotônica 15 mL/kg em 10–15 minutos, com monitoramento contínuo de sinais vitais e iniciar reidratação oral após 1 hora, se a criança aceitar.
Iniciar reidratação intravenosa lenta (10 mL/kg/h), mantendo dieta habitual e oferta de Soro de Reidratação Oral, apenas se aceitação oral melhorar.
Oferecer líquidos alternativos e antieméticos conforme aceitação da criança antes de qualquer via intravenosa, priorizando conforto e tolerância.
A assistência de enfermagem à criança com desidratação exige avaliação clínica criteriosa e intervenção adequada. Sinais como letargia, mucosas secas e diminuição da diurese indicam gravidade variável. A conduta depende da classificação do grau de desidratação. Assinale a alternativa correta:
A avaliação do estado geral é irrelevante na conduta.
A via oral é sempre contraindicada.
A desidratação leve não requer qualquer intervenção.
A identificação precoce dos sinais clínicos orienta a reposição hídrica adequada conforme o grau de desidratação.
O exame de urina consiste em um teste de triagem, capaz de fornecer informações úteis que possibilitam o diagnóstico de vários distúrbios orgânicos.
Assinale a alternativa que contenha um cuidado no procedimento de coleta de urina de paciente com sonda vesical de demora.
Manter a sonda fechada por um período entre 6 a 8 horas antes da coleta da urina.
Realizar antissepsia do ponto de coleta do sistema de drenagem com álcool 70%.
Coletar, no mínimo, 100 ml, de urina.
Realizar técnica limpa de higienização da região urogenital.
Clampear a sonda por 30 min após a coleta.
Uma criança de 14 meses apresenta irritabilidade, olhos fundos, sede intensa com ingestão ávida e prega cutânea de retorno lento. O pulso está cheio, e ela consegue beber. Após classificar o estado de hidratação, o enfermeiro deve organizar o cuidado inicial por meio de:
solução de reidratação oral, de 50 a 100 mL/kg em quatro a seis horas na unidade, manutenção do aleitamento e reavaliação ao término.
expansão venosa com solução isotônica, de 30 mL/kg na primeira hora, seguida de reposição oral após a melhora da sede e da irritabilidade.
líquidos habituais no domicílio após cada evacuação, solução de reidratação oral conforme a aceitação, manutenção da alimentação e retorno à unidade no dia seguinte.
solução de reidratação oral em volume fixo pela idade, pausa temporária da alimentação, observação da primeira micção e alta após melhora da irritabilidade.
Uma criança de 18 meses é levada à unidade de saúde com história de diarreia líquida há três dias e vômitos ocasionais. Ao aplicar o protocolo AIDPI, o enfermeiro observa que a criança está irritada, apresenta olhos fundos, bebe água avidamente e o sinal da prega desaparece lentamente. De acordo com os critérios de classificação da desidratação estabelecidos no guia do facilitador AIDPI, a criança deve ser classificada e tratada seguindo as orientações do quadro clínico, no qual o(a):
Desidratação é considerada grave, exigindo hidratação venosa imediata em unidade hospitalar de referência.
Paciente apresenta desidratação moderada, devendo iniciar o Plano B de tratamento com terapia de reidratação oral.
Diarreia é sem desidratação, sendo indicado o Plano A para tratamento domiciliar com soro de reidratação oral.
Paciente apresenta disenteria bacteriana, sendo a prescrição de antibióticos a primeira conduta do Plano C.
Em serviço de urgência, adulto com diarreia aguda apresenta letargia, olhos fundos, pulso débil e baixa perfusão periférica. Tendo em vista o manejo inicial de enfermagem, assinale a alternativa correta.
Iniciar solução de reidratação oral em pequenos volumes, manter observação na unidade e reclassificar o estado clínico após melhora da sede.
Reconhecer desidratação grave, iniciar suporte conforme prescrição, monitorar perfusão e providenciar transferência assistida quando indicada.
Priorizar coleta de exames, registrar perdas gastrointestinais e iniciar hidratação oral após afastar etiologia infecciosa ou cirúrgica.
Classificar como desidratação moderada, ofertar solução de reidratação oral sob supervisão e manter vigilância até normalização da diurese.
A Síndrome Geniturinária da Menopausa compromete parte do aparelho reprodutor feminino e causa impactos importantes na saúde da mulher, que podem ser minimizados mediante um trabalho de educação em saúde estruturado.
Sobre as orientações que a Enfermeira deve incluir na consulta de enfermagem à mulher, assinale a afirmativa correta.
O uso de duchas vaginais protege a flora vaginal.
Após a evacuação, a higiene deve ser feita na direção póstero-anterior.
Deve-se estimular a ingestão de chá preto ou verde para proteger a mucosa da bexiga.
Como medida de higiene ginecológica, urinar antes e após a relação sexual previne infecção urinária.
Frutas ácidas como laranja e abacaxi devem ser ingeridas em caso de Síndrome Geniturinária, pois são protetivas para a mucosa da bexiga.
Um paciente chega ao pronto atendimento após um episódio prolongado de desidratação decorrente de diarreia intensa. Ele apresenta diminuição do volume urinário e aumento da osmolaridade plasmática. Com base nos mecanismos fisiológicos de regulação hídrica, é esperado que ocorra
redução da secreção do hormônio antidiurético.
aumento da diurese para compensar a perda hídrica.
inibição da reabsorção de água nos túbulos renais.
redução da concentração urinária.
aumento da secreção do hormônio antidiurético.
Criança em aleitamento materno, AJ, 2 anos e 6 meses, chega à demanda espontânea da UBS com diarreia há aproximadamente um dia. Ao ser questionada sobre o estado de saúde do filho, a mãe relata evacuações líquidas (mais de 10 episódios), diminuição do apetite, aceita líquidos quando oferecidos devagar, urina normalmente. A criança se apresenta alerta, atenta, colaborativa. Ao avaliar sinais de hidratação, a prega de pele tem retorno imediato, não é perceptível alteração na região das mucosas, pulso 100 bpm, temperatura 36,5 °C, já comunicados à enfermeira.
Assinale alternativa que indica conduta correta do técnico de enfermagem.
Orientar a mãe que deve suspender alimentação e aleitamento materno até cessarem as evacuações líquidas, reduzindo estímulo intestinal, oferecendo apenas água e soro caseiro.
Encaminhar com urgência ao hospital para internação, hidratação endovenosa em ambiente hospitalar, dado o número de episódios relatados e alteração no pulso, o que indica desidratação grave.
Administrar algum antibiótico de rotina da UBS e orientar uso contínuo em domicílio, bem como repouso em casa, pois casos como este podem rapidamente evoluir para sepse, desidratação, choque hipovolêmico.
Realizar coleta de amostra de sangue para exames laboratoriais a fim de que a conduta medicamentosa seja adequada após identificação do patógeno e solicitar à enfermeira prescrição de sonda nasogástrica para administração de líquidos, dada desidratação grave.
Considerando que não há sinais de desidratação, prosseguir à orientação de como preparar e administrar a Solução de Reidratação Oral em casa, medidas de higiene pessoal e domiciliar, manter dieta sem interrupção, orientar sinais de piora para retorno ao serviço e comunicar à equipe para seguimento.
Durante uma visita domiciliar, o técnico de enfermagem foi chamado para atender uma criança de 4 anos que apresentava episódios de diarreia desde o dia anterior. Acriança estava ativa, brincando com os pais. O técnico fez uma avaliação cuidadosa, observando que não havia alteração nos olhos, lágrimas estavam presentes e a boca estava úmida. Ao sinal da prega abdominal, esta desaparecia imediatamente, o pulso estava cheio e não houve perda de peso nem queixa de sede. O profissional explicou que, apesar de a criança não apresentar sinais de desidratação naquele momento, era essencial continuar monitorando sua condição e tomar algumas medidas para prevenir a desidratação em seu domicílio.
Entre as orientações fornecidas, estavam:
I- Manter a alimentação habitual para prevenir a desnutrição.
II- Administrar zinco 1 vez ao dia, durante o período de 10 a 14 dias.
III- Reconhecer sinais de alerta: piora da diarreia (ex.: aumento da frequência ou do volume), vômitos repetidos, sangue nas fezes, diminuição da diurese, muita sede e recusa de alimentos.
IV- Esperar 7 dias e, se o paciente não melhorar, levá-lo imediatamente ao estabelecimento de saúde.
V- Oferecer de 100 a 200 mL de líquido após cada evacuação diarreica. Opções: líquidos caseiros, como água, chá e suco preferencialmente adoçados, água de coco, sopas e refrigerantes; ou solução de sais de reidratação oral (SRO).
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde (2023) para manejo do paciente com diarreia, é CORRETO o que se afirma em:
Fonte: Manejo do paciente com diarreia. Mistério da Saúde (2023). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dtha/publicacoes/manejo-do-paciente-com-diarreia-cartaz/view.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III, IV e V.
III e IV, apenas.
IV e V, apenas.
Qual é a conduta do técnico de enfermagem em caso de criança com quadro de desidratação moderada, segundo o plano B da estratégia da OMS?
Administrar 50-100 mL de soro de reidratação oral por kg em 4 horas.
Encaminhar imediatamente para hidratação endovenosa.
Oferecer alimentação sólida a cada 30 minutos.
Manter a criança em jejum absoluto até cessar os vômitos.
Uma criança de 2 anos é admitida no serviço de urgência apresentando sinais de desidratação moderada após episódio de diarreia aguda. A avaliação inicial identifica mucosas secas, olhos fundos e frequência cardíaca elevada. Com base nos protocolos de reidratação, qual a conduta inicial mais indicada pelo enfermeiro?
Administrar soro hipertônico por via oral em pequenas doses frequentes.
Iniciar a terapia de reidratação oral com solução de reidratação oral ou sonda nasogástrica.
Interromper a alimentação com oferta energética alimentação até reestabelecer a hidratação.
Oferecer líquidos via oral e administrar antieméticos.
Na fase de expansão (rápida) do tratamento da desidratação grave de uma criança de 5 anos, o esquema recomendado de reidratação endovenosa é a administração de soro fisiológico a 0,9% ou ringer com lactato no seguinte volume e tempo:
10 ml/kg em 10 minutos;
20 ml/kg em 15 minutos;
30 ml/kg em 30 minutos;
50 ml/kg em 60 minutos;
70 ml/kg em 120 minutos.
Um paciente de 72 anos foi internado devido a uma desidratação severa e está utilizando uma sonda vesical para drenagem urinária. O técnico de enfermagem observa que, ao realizar a monitoração da urina, o volume urinário está abaixo de 30 ml/hora nas últimas 6 horas, e a urina apresenta coloração escura, com um aspecto turvo. Na situação descrita, a conduta do técnico de enfermagem deve ser:
considerar a alteração na cor e no volume da urina como um sinal esperado de desidratação e continuar a monitorar a sonda sem necessidade de intervenção adicional
aumentar a quantidade de líquidos infundidos via intravenosa e, se o volume urinário não normalizar, deve realizar a remoção da sonda vesical para verificação do problema
a coloração escura e o volume urinário reduzido indicam possível desidratação ou insuficiência renal, e o técnico de enfermagem deve alertar imediatamente a equipe médica, manter a hidratação do paciente e, se necessário, verificar a perviedade da sonda
a alteração na coloração escura e no volume urinário é um sinal comum de infecção urinária, e o técnico de enfermagem deve iniciar a administração de antibióticos de amplo espectro enquanto aguarda o resultado dos exames laboratoriais
A desidratação é depleção significativa da água do corpo e, geralmente, de eletrólitos. Nos lactentes e crianças menores, tem uma importância clínica por se tratar de uma das principais causas de morbidade e mortalidade neste público. A equipe de enfermagem, assim como demais membros da equipe de saúde, devem estar preparados para identificar os sinais de desidratação para a instituição do tratamento adequado e imediato. Marque a alternativa que NÃO contém sinais de desidratação:
Fontanela deprimida e boca seca.
Olhos afundados e ausência de lágrimas ao chorar.
Hipoatividade ou letargia.
Muita sede e ingestão rápida de água ou outro líquido.
Presença do sinal da prega cutânea e poliúria.
Em relação à realização da avaliação clínica de um lactente com desidratação moderada, assinale a alternativa que apresenta sinais indicativos dessa condição.
Redução da elasticidade da pele e taquicardia persistente.
Diurese preservada, com urina clara e sem alteração no estado geral.
Reflexo de sucção forte e presença de lágrimas ao chorar.
Sudorese excessiva e extremidades quentes ao toque.