Curativo ou cobertura é definido como um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de material sobre uma ferida para sua proteção, absorção e drenagem, com o intuito de melhorar as condições do leito da ferida e auxiliar em sua resolução. Curativos podem ser, em algumas ocasiões, o próprio tratamento definitivo; em outras, apenas uma etapa intermediária para o tratamento cirúrgico (SMANIOTTO, 2012). Analise as afirmativas abaixo que falam sobre coberturas utilizadas atualmente para o tratamento de lesões cutâneas.
I. O Alginato de Cálcio possui em sua composição fibras de algas marinhas impregnadas com cálcio, cujo mecanismo de ação é induzir a hemostasia, absorver exsudatos e promover o desbridamento autolítico, por este motivo não deve ser usado em feridas simples e secas.
II. O Hidrogel mantém ambiente úmido da lesão, possibilitando, liquifação de materiais necróticos indicados nas queimaduras e feridas com tecidos desvitalizados e não deve ser usado na presença de infecção e de exsudato.
III. Carvão ativado com prata são de algas marinhas impregnado com prata, cuja indicação é usar em feridas fétidas, exsudativas e infectadas, pois o carvão ativado adsorve o exsudato e diminui o odor; a prata exerce função bacteriostática.
IV. Os Hidrocoloides são polímeros de poliuretano semipermeável (face externa) e carboximetilcelulose, gelatina e pectina (face interna) mantendo o meio úmido; cuja indicação é proteção de proeminência óssea e ferida com lesão parcial de pele.
V. Tela de acetato de celulose e/ou tela de raiom com emulsão de petrolato é um tipo de curativo não aderente usado em queimaduras parciais, áreas doadoras e receptoras de enxertos e lacerações.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
II, III e IV
I, IV e V
III, IV e V
I, II, IV e V
II e V