Imagem de fundo

Os serviços de Urgência e Emergência são áreas com elevado...

Os serviços de Urgência e Emergência são áreas com elevado risco para a ocorrência de eventos adversos e incidentes que resultam em dano ao paciente. Nesse sentido, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) possui o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde e, dentre as estratégias, estabeleceu definições padrões. Com base nas definições adotadas pelo PNSP, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Dano: incidente que resulta em dano ao paciente.

( ) Segurança do paciente: redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

( ) Incidente: evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.

( ) Evento adverso: comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.


A

F – F – V – V.


B

V – V – F – V.


C

V – F – F – V.


D

F – V – V – F.


E

F – V – V – V.