

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Os acidentes e as violências correspondem às causas externas de morbidade e mortalidade, representadas no capítulo XX da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). Os acidentes englobam as quedas, o envenenamento, o afogamento, as queimaduras, o acidente de trânsito, entre outros. As violências, por sua vez, são eventos considerados intencionais, a exemplo da agressão, do homicídio, da violência sexual, da negligência/do abandono, da violência psicológica, e da lesão autoprovocada. Tanto os acidentes quanto as violências são eventos passíveis de prevenção. A respeito desta afirmação, assinale a alternativa INCORRETA.
No caso das violências, a busca ativa refere-se ao domicílio da vítima.
Na violência interpessoal/autoprovocada, a notificação deve ser imediata nos casos de tentativas de suicídio e violência sexual.
A violência comunitária ou extrafamiliar contra homens adultos (20 a 49 anos) não é objeto de notificação, exceto nos casos em que são observadas condições de vulnerabilidade.
Exemplos de sinais e sintomas sugestivos de violência em pessoa adulta são quedas e lesões inexplicáveis, mudanças repentinas de humor, excesso ou falta de apetite, ideação ou tentativas de suicídios.
Na análise dos dados das violências notificadas, é possível identificar o local de ocorrência, direcionando as intervenções para regiões prioritárias e de maior risco.