

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Considerando que a coleta, o acondicionamento e o transporte das amostras conduzidos de forma adequada são fundamentais para o sucesso das ações de rastreamento do câncer de colo do útero, o enfermeiro deve observar que
para a coleta de material na endocérvice seja utilizada a espátula de Ayre, encaixando a ponta mais longa da espátula no orifício externo do colo, fazendo uma raspagem em movimento rotativo de 360º em torno de todo o orifício cervical.
para coletar o material da ectocérvice, seja utilizada uma escova circular macia, específica para esse fim, fazendo movimentos giratórios de 360º, percorrendo todo o contorno do orifício cervical.
as lâminas, contendo o material coletado das usuárias, devem ser enviadas para o laboratório em caixa de isopor, em temperatura entre +2 e +8 ºC, acompanhadas dos formulários de requisição.
as mulheres que se submeterão à coleta de material para o exame citopatológico sejam orientadas a manter abstinência sexual prévia de, pelo menos, 72 horas.
ao agendar o exame, as mulheres sejam orientadas a evitar o uso de lubrificantes, espermicidas ou medicamentos vaginais por 48 horas antes da coleta.