Imagem de fundo

A atuação dos profissionais de saúde frente ao Planejamento...

A atuação dos profissionais de saúde frente ao Planejamento Familiar deve fortalecer o direito de livre escolha dos indivíduos e/ou casais no que se refere à ter ou não filhos. Neste sentido, em uma consulta de rotina na Unidade Básica de Saúde, o enfermeiro da unidade é abordado por uma adolescente de 15 anos, que deseja fazer uso de métodos contraceptivos devido já ter iniciado a vida sexual. Desta forma, o enfermeiro deve levar em consideração, durante abordagem desta adolescente e escolha do método:


I) Estimular sempre o uso da camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais, por ser o único método que protege contra as DST/HIV/Aids.

II) Há restrições ao uso de anticoncepcionais hormonais na adolescência, no entanto, devido a baixa dosagem, pode a adolescente fazer uso de anticoncepcionais só de progestogênio, neste caso a minipílula.

III) O DIU deve ser usado com cuidado e com acompanhamento rigoroso da menarca até 19 anos de idade, em jovens nulíparas.

IV) Os métodos comportamentais (tabela, muco cervical, temperatura basal, entre outros) são pouco recomendados para adolescentes, pois a irregularidade menstrual é muito comum nessa fase.

V) O diafragma é um ótimo método para adolescentes motivadas a usá-lo.


Assinale a alternativa que contempla as assertivas verdadeiras:


A

I, II, III e V


B

I, III, IV e V


C

I, II, IV e V


D

I, III e IV


E

I, II e IV