Imagem de fundo

Em torno da 22a e da 29a semana de gestação, as sinapses...

Em torno da 22a e da 29a semana de gestação, as sinapses nervosas estão completas para a percepção da dor, com as terminações nervosas sensitivas presentes em toda a superfície corporal, embora exista uma deficiência de mielina ao redor dos axônios nos recém nascidos. A mielina é necessária para a transmissão rápida e eficiente de alguns, mas não todos os impulsos nervosos ao longo da vida neural. Em relação à dor no recém-nascido, é correto afirmar que


A

os prematuros não são capazes de sentir dor.


B

a percepção da dor no recém-nascido é menor do que nas crianças maiores ou nos adultos, já que o bebê não possui a mielinização completa do nervo.


C

os recém-nascidos podem responder a estímulos dolorosos com taquicardia e hipertensão arterial.


D

a sucção não nutritiva não pode ser considerada uma intervenção não farmacológica para o controle da dor no recém-nascido, porque é desaconselhável o uso da chupeta dentro da unidade neonatal.


E

a escala NIPS (Neonatal Infant Pain Scale) é a mais indicada para medir a dor no pós-operatório do recém-nascido.